Notícias
31 de março de 2015

Feliz 283 anos, Franz Joseph Haydn

Nascido em 31 de março de 1732, Franz Joseph Haydn foi um dos compositores mais importantes do classicismo. Era chamado de “papai” por Wolfgang Amadeus Mozart, um de seus ilustres pupilos (outro pupilo famoso foi Ludwig van Beethoven, que dedicou a Haydn sua Sonata para Piano, Op. 2). O apelido tinha uma razão: Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica – compôs 104 sinfonias! -, e do quarteto de cordas. Consolidou a “forma sonata”, estrutura de composição muito utilizada até o século 20 para sinfonias, concertos, quartetos, sonatas e outras formações.
Foi um compositor profícuo: além das sinfonias, escreveu 68 quartetos, diversas missas, 15 óperas, dois oratórios, concertos para instrumentos solistas e inúmeras obras para trios e para piano.

Haydn marca presença na temporada 2015 do Palco de São Paulo: o Quarteto da Cidade celebra 80 anos com a série especial “Quartetos de Haydn e Mozart” em sua sede, a Sala do Conservatório (Praça das Artes.)De acordo com Marcelo Jaffé, violista do Quarteto, “o ponto culminante resulta em uma revolução e um estudo: os Opus 33 de Haydn e os quartetos ‘dedicados a Haydn’ de Mozart.”
O grupo abre a temporada no dia 2 de abril, às 20h, com “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz” de Haydn, com a participação do cravista Nicolau de Figueiredo e narração do barítono Francisco Campos. Ingressos à venda na bilheteria do Municipal ou pelo site da Compre Ingressos.
O programa será repetido no dia 3, Sexta-feira Santa, em concerto gratuito na Capela da PUC.
Em junho, também na Sala do Conservatório, a Orquestra Experimental de Repertório apresenta o Concerto para Violoncelo em Dó Maior de Haydn com solos da jovem violoncelista Christy Choi (saiba mais sobre o programa.)

Programação sujeita a alterações.