Eventos


Escola Municipal de Música

Compromisso com o talento

Uma das mais renomadas instituições de ensino musical da América Latina, a Escola Municipal de Música de São Paulo é responsável pela formação de diversas gerações de músicos em atividade profissional no Brasil e em outras partes do mundo.

Foi fundada em 1969 pelo maestro e compositor Olivier Toni, atualmente é dirigida pelo maestro Emiliano Patarra.

A partir de 2013 a Escola integrou-se à Fundação Theatro Municipal de São Paulo, e passou a se chamar Escola Municipal de Música de São Paulo.

O objetivo da Escola Municipal de Música de São Paulo é prover uma profunda e diferenciada formação musical, de modo que os alunos estejam aptos a atuar como instrumentistas ou cantores profissionais em orquestras, coros, grupos camerísticos, na área de correpetição ou na carreira solista.

Para tanto, a Escola oferece os cursos regulares de formação em música e as Oficinas e Cursos Livres abertos à comunidade. A Escola Municipal de Música de São Paulo oferece aulas individuais de instrumento, aulas coletivas teóricas musicais, bem como uma vivência musical ampla em Música de Câmara e grandes formações, por meio das aulas de prática coral e prática de orquestra nos grupos estáveis da escola.

Todas estas são atividades artísticas-pedagógicas abertas e gratuitas à comunidade e voltadas para a difusão da cultura musical do município de São Paulo.

Regimento Interno

A Escola Municipal de Música segue o decreto municipal de número 41.826, de 21 de março de 2002. Este documento especifica todas as informações acerca do seu regimento interno.

Regimento Interno da Escola Municipal de Música

 

CURSOS

A Escola de Música de São Paulo oferece à comunidade duas modalidades de ensino e formação musical. São eles os Cursos Regulares e as Oficinas/Cursos Livres.

Cursos Escola Municipal de Música

 

Conjuntos Musicais

A Escola de Música de São Paulo possui diversos grupos que vão desde pequenas formações de música de câmara à grandes conjuntos musicais. A Escola de Música abriga a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, a Banda Sinfônica, o Ateliê Contemporâneo, a Oficina de Música Antiga, o Opera Studio, o Coro Jovem e o Coro infantojuvenil.

Os conjuntos musicais da Escola de Música de São Paulo apresentam alto nível artístico na escolha e execução de seu repertório, e já estrearam obras de importantes compositores brasileiros escritas especialmente para suas formações. Nossos conjuntos tem o processo pedagógico valorizado na elaboração dos seus respectivos programas e apresentações. Realizam com frequência concertos na Praça das Artes, Sala do Conservatório, Theatro Municipal de São Paulo e também nos diversos teatros e casas de espetáculo da cidade.

Mais informações sobre os grupos da Escola de Música

 

Processo Seletivo 2022

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para os cursos regulares da Escola de Música para o ano letivo de 2022.

Para se inscrever acesse o endereço eletrônico abaixo com  o edital e a ficha de inscrição:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/fundacao_theatro_municipal/escola_de_musica/index.php?p=28548

 

Corpo Docente

O corpo docente da Escola de Música de São Paulo oferece ao seus alunos o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a performance instrumental solista ou em conjunto, além do conhecimento amplo de história e teoria musical.

Quadro Docente da Escola de Música

 

 

Alunos

Os alunos da Escola de Música de São Paulo podem realizar solicitações de abonos de faltas, atestados de matrícula, histórico escolar e emissão de certificado ou documentos específicos pelo formulário abaixo:

Envio de requerimentos

Todas estas solicitações também podem ser feitas presencialmente na secretaria da Escola de Música de São Paulo.

 

Equipe

Coordenador Artístico
Emiliano Patarra

Assistente Artístico
Nibaldo Araneda

Assistente Artístico
Ricardo Farão

Auxiliar Artístico
Nathan Viana

Arquivista
Ana Raquel Faggion Alonso

Inspetor de Alunos
Marcos Schiavon Villa Nova

Auxiliar de Produção e Montagem
André Nascimento
Antonio Alessandro de Souza
José Roberto Silva
Vinícios Borges

Fale Conosco

Telefones

(11) 3225-8237 | (11) 3225-8215 | (11) 3225-8228 | (11) 3225-8232.

E-mail oficial

escolademusica@prefeitura.sp.gov.br

Endereço

Avenida São João, 281. Praça das Artes, Centro Histórico de São Paulo, SP; CEP 01035-000.

 

Perguntas Frequentes

Os cursos da Escola Municipal de Música de São Paulo são gratuitos?

Todos os cursos, incluindo suas oficinas e núcleos de performance são oferecidos gratuitamente para a população.

Como faço para ser aluno?

A Escola abre um processo seletivo anual para seus cursos regulares de formação em instrumento musical e canto lírico. As inscrições ocorrem anualmente nos meses de de setembro a novembro. A Escola abre também, ao longo do ano, inúmeras oficinas e cursos livres.

Como faço para me inscrever?

Todas as inscrições para ingresso na Escola são realizadas no site http://www.theatromunicipal.org.br/, na seção Formação/Escola de Música de São Paulo.

Preciso conhecer música para estudar na Escola?

A escola oferece cursos para todos todos os tipos de alunos, iniciantes e avançados.