Próximo Evento

História

A Orquestra Experimental de Repertório tem papel fundamental no projeto de integração que nasce na Escola Municipal de Música, passando pelas orquestras Infanto-Juvenil e Jovem Municipal de São Paulo, e que tem como objetivo preparar músicos de excelência para as grandes orquestras profissionais, como a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Com mais de duas décadas de história, a Orquestra Experimental de Repertório é hoje um dos principais grupos de formação do estado. Com sede na Praça das Artes, o grupo se apresenta no Theatro Municipal e em outros espaços da Cidade de São Paulo, dentro da política de descentralização da Secretaria Municipal de Cultura.

Criada em 1990 pelo maestro Jamil Maluf, a partir da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo, a orquestra ocupa lugar de destaque nas temporadas sinfônicas e líricas do Theatro Municipal, com programações constantes ao longo dos anos.

Sob direção de Carlos Moreno desde fevereiro de 2014, o grupo inicia as apresentações da integral das Sinfonias de Beethoven na Sala do Conservatório, das Sinfonias de Brahms no Theatro Municipal, além de uma série no Auditório Ibirapuera e apresentações no Teatro Paulo Eiró e nos CEUs, com o objetivo de enriquecer ainda mais a formação dos bolsistas e levar a orquestra para além do centro da cidade. A Orquestra Experimental de Repertório é parte dos projetos de formação realizados pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

Regente Titular

Regente titular da Orquestra Experimental de Repertório, Carlos Eduardo Moreno foi regente titular da Orquestra Sinfônica da USP entre 2002 e 2008 e da Orquestra Sinfônica de Santo André de 2009 a 2013.

Começou a estudar piano aos seis anos, passou posteriormente ao violino e, em 1978, ingressou no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, atuando como solista – menino cantor soprano. Foi spalla da Orquestra Jovem Camerata Abrarte, atuou como violinista na Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense por dez anos e regeu pela primeira vez uma orquestra aos 15 anos, dirigindo uma composição própria para cordas. Estudou com maestros como Gustav Mayer, Kirk Trevor, David Zinman e Bernard Haitink. Venceu em 1998 o 5ª Concurso Latino-Americano para Regentes promovido pela Osusp, foi laureado em 2003 com o Prêmio Carlos Gomes e, em 2006, com a Osusp, recebeu o XI Prêmio Carlos Gomes na categoria Melhor Orquestra Sinfônica.

A trajetória de Carlos Moreno está marcada pela interpretação de importantes ciclos sinfônicos, como os Choros de Camargo Guarnieri, as sinfonias de Beethoven, as sinfonias de Tchaikovsky, além das sinfonias e concertos de Brahms, as Bachianas de Villa-Lobos, as sinfonias de Schumann, Poemas Sinfônicos de Rimski-Korsakov e, recentemente, as sinfonias de Anton Bruckner.

Em 2012 gravou a Sinfonia N. 8 de Anton Bruckner, o primeiro registro da obra na América do Sul, com a Orquestra Sinfônica de Santo André em parceria com a Osesp.

 

Maestro Carlos Moreno_Pedro_e_o_Lobo_por_Desiree_Furoni (7)

Carlos Moreno (Foto: Desirée Furoni)

Alunos

Primeiros Violinos
Cláudio Micheletti
(Spalla/Professor)
Ana Rebouças Guimarães
Ananda Fukuda
Caik Rodrigues
Caio Paiva dos Santos
Diego Adinolfi Vieira
Gabriel Sereda
Henrique Oliveira
Jessé Xavier Reis
Ramon Rodrigues de Andrade
Ramon Silva
Ricardo Galdino
Rodolfo Guilherme da Silva
Wagner Filho
Wallace Bispo
Willian Gizzi

Segundos Violinos
Paulo Galvão (Monitor)
Allan Olímpio
Daniel Ribeiro Rodrigues
David França
Débora Ruba
Gabriel Mira
Gabriel Redivo Chiari
Jonathas Fernandes
Lucas Braga
Mariya Krastanova
Matteus Farias
Natália Brito
Ocimar Cassio
Rebeca Rathlef
Tayrine Esteves
Victor de Vincenzo Carrazedo

Violas
Estela Ortiz
(Professora)
Guilherme Cardoso Bonfim (Monitor)
Bruno Rocha
Éder Assunção
Florence Suana
Gabriel Iscuissati
Gilvan Calsolari
Joel Alves
Johnny Roger Lo
Paco Garces
Samuel Dionísio

Violoncelos
Júlio Cerezo Ortiz
(Professor)
Ygor Ghensev (Monitor)
Agton dos Santos
Anderson Santana
Jonatas Pereira
Juliana Leal
Karen Hapuque
Luiz Sena
Nathalia Sudário
Renato Ferreira
Richard Gonçalves
Rodrigo Prado

Contrabaixos
Alexandr Iurcik (Professor)
Júlio Nogueira (Monitor)
Carlos Guilherme T. da Silva
Daniela Araújo
Gabriel Couto Paulo
Gustavo Molina
Haran Magalhães
Victor Franzotti
Webster Silas da Silva

Flautas
Paula Manso (Professora)
Felipe Mancz (Monitor)
Alessandro Hiro
Larissa Cunha
Tayná Trigo

Oboés
Gutierre Machado (Monitor)
Gabriel P. Marcaccini
Franklin de Sousa
Ricardo Gerald Junior

Clarinetes
Alexandre F. Travassos (Professor)
Danilo Oliveira
Evandro Alves
Guilherme Macabelli

Fagotes
José Eduardo Flores
(Professor)
Bruno Gualberto
Sandra Ribeiro
Wesley Oliveira

Trompas
Weslei Lima
(Professor)
André Vieira Rocha
Henrique da Silva
Isaque Lopes
Ralyton de Almeida
Ronald Enrique P. Zaíra

Trompetes
Luciano Melo
(Professor)
Caique Sant’anna
Dan Yuri Huamán Diaz
Maurício Marra

Trombones
João Paulo Moreira
(Professor)
Francis Bueno
Igor Bueno da Silva
Jonathan Ventura
Lucas Henrique de Faria

Tuba
Sérgio Teixeira
(Professor)
Taís do Nascimento

Percussão
Richard Fraser
(Professor)
Cristina Akashi
Mónica Navas
Rosângela Rhafaelle
Zacarias Maia

Harpa
Soledad Yaya (Monitora)

Piano
Lucas Gonçalves (Monitor)

Equipe

Regente Titular
Carlos Moreno

Regente Assistente
Katarine Araújo

Coordenadora Artística
Angela de Santi

Assistente Artístico
Tarik Dib

Inspetores
Raquel Rosa
Renato Lotierzo

Montadores
Pedro Pernambuco
Renato de Freitas

Arquivista
Paulo Codato

Audições OER

Encerradas:

Teste de Suplência – Maio 2016

Em atendimento ao disposto no Item 4.3 do Edital do Teste de Seleção de Instrumentistas Pré-Profissionais da Orquestra Experimental de Repertório, para os naipes de Violas, Violoncelos, Contrabaixos e Flauta da Orquestra Experimental de Repertório, seguem abaixo os nomes dos candidatos aprovados, na ordem de classificação para publicação do Resultado Preliminar do mesmo:

Resultado Preliminar – Teste Maio 2016 OER

A Orquestra Experimental de Repertório, grupo artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, abriu em maio de 2016 inscrições para suplência nos naipes de viola, violoncelo, contrabaixo e flauta.

Os interessados em participar das audições tiveram até o dia 12 de maio para se inscrever. O candidato deveria preencher e assinar a Ficha de Inscrição e o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Som e Representação Artística.

As audições aconteceram no dia 15 de maio no Auditório da Escola de Música de São Paulo, localizado na Praça das Artes, Avenida São João nº 281, 3º andar.

Informações: inscrição.oer@gmail.com

Arquivo para download

Edital Teste de Seleção Maio 2016

Instrumentistas Pré-profissionais – Novembro/2015

A Orquestra Experimental de Repertório, grupo artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, abriu inscrições para suplência nos naipes de contrabaixo, clarinete, trompa e vaga imediata para o naipe de Tuba.

Os interessados em participar das audições podem efetuar a inscrição até o dia 18 de novembro de 2015 exclusivamente por meio eletrônico. O candidato deve preencher e assinar a Ficha de Inscrição e o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Som e Representação Artística, disponíveis no site do Theatro Municipal e enviá-las ao endereço inscrição.oer@gmail.com. Informações poderão ser obtidas pelo mesmo e-mail.

As audições acontecem no dia 20 de novembro de 2015 no Auditório da Escola de Música de São Paulo, localizado na Praça das Artes, Avenida São João nº 281, 3º andar. Os horários das provas, bem como documentação necessária para as inscrições, estão disponíveis no edital, também disponível no site do Theatro Municipal de São Paulo.

Como pré-requisitos, os candidatos deverão, no ato da inscrição, apresentar comprovação de que são estudantes de música em instituição pública ou particular, ou que fazem formação musical com professor particular e ter entre 14 e 26 anos.

Importante: Não será admitido para a realização do teste o candidato que se apresentar sem o documento de identificação com foto (RG).

Arquivos para download

Edital Teste de Seleção Novembro 2015

Formulário Teste OER

Termo de Autorização e Uso de Imagem

 

Regente Assistente 2016

Inscrições encerradas

A Orquestra Experimental de Repertório, grupo artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, abriu inscrições para o concurso que irá escolher o Regente Assistente para a temporada 2016.

As inscrições encerram-se no dia 2 de outubro e devem ser feitas exclusivamente por meio eletrônico.

As informações do concurso, bem como documentação necessária para as inscrições, constam no edital publicado abaixo, na lista de arquivos para download.

As provas presenciais acontecem de 11 a 13 de novembro no Auditório da Escola de Música de São Paulo, localizado na Praça das Artes  (Avenida São João nº 281, 3º andar.)

Arquivos para download

Resultado Primeira Fase – Teste Regente Assistente 2016

Edital Teste de Seleção – Regente Assistente 2016 (PDF)

 


 

 

Músicos Suplentes – setembro/2015
Inscrições encerradas. Confira a lista de candidatos aprovados disponível entre os arquivos para download

A Orquestra Experimental de Repertório, grupo artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, abriu inscrições para suplência nos naipes de viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone e percussão.

Arquivos para download

Resultado Final Suplentes OER 2015 (PDF)

Edital Teste de seleção Setembro 2015 Corrigido

 

Músicos pré-profissionais e suplentes – maio/2015

A Orquestra Experimental de Repertório, grupo artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, abriu inscrições para vagas de músicos pré-profissionais de trombones e violoncelos e suplência nos naipes de violino, viola, flauta, oboé, clarinete, fagote e trompete.

Os interessados em participar das audições podem efetuar a inscrição até o dia 15 de maio de 2015 exclusivamente por meio eletrônico. O candidato deve preencher e assinar a Ficha de Inscrição e o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Som e Representação Artística, disponíveis na lista de arquivos para download abaixo, e enviá-las ao endereço inscricao.oer@gmail.com.
Informações poderão ser obtidas pelo mesmo e-mail.

As audições acontecem no dia 17 de maio no Auditório da Escola Municipal de Música, localizado na Praça das Artes:  Avenida São João nº 281, 3º andar. Os horários das provas, bem como documentação necessária para as inscrições, estão disponíveis no edital do concurso.

Como pré-requisitos, os candidatos deverão, no ato da inscrição, apresentar comprovação de que são estudantes de música em instituição pública ou particular, ou que fazem formação musical com professor particular e ter entre 14 e 26 anos.

Importante: Não será admitido para a realização do teste o candidato que se apresentar sem o documento de identificação com foto (RG).

Arquivos para download

Edital – Teste de Seleção OER MAIO 2015 (PDF)

Formulário Inscrições OER (.doc)

Termo de Autorização de Uso de Imagem, Som e Representação Artística (.doc)

Inscrições encerradas confira aqui os selecionados:

Resultado Preliminar – Teste Maio 2015 – SITE

 

Violino, Viola, Fagote, Trompete, Trombone

Inscrições encerradas. Confira a lista de aprovados no teste:

Audições OER Fevereiro/2015: lista de aprovados (PDF)

 

Concurso Jovens Regentes da OER – Temporada 2015

Resultado

Yuri Azevedo

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Telefone 55 11 3053 2100
Bilheteria 55 11 3053 2090

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401

Adquira seus ingressos

Compre Ingressos
Lei de Incentivo
Ministério da Cultura
Patrocinador Mantenedor - série Terças e série Domingos II
Santander
Patrocinador - série Sábados I e série Sábados II
Bradesco
Copatrocinador
UOL
Execução
Instituto Brasileiro de Gestão Cultural - IBGC
Realização
Fundação Theatro Municipal de São Paulo Circuito São Paulo de Cultura Prefeitura de São Paulo Ministério da Cultura
Venda de ingressos
Compre ingressos
Agência de negócios e relações institucionais
Levisky Negócios & Cultura
Apoio
Ultra Haitong