Programação, temporada 2023

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Cordas e emoção para todas as plateias

Mais uma das iniciativas sensacionais de Mário de Andrade, o quarteto foi fundado em 1935. Inicialmente chamado de Quarteto Haydn, buscava difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para o gênero. O grupo passou a ser chamado de Quarteto de Cordas Municipal a partir de 1944, chegando à sua denominação atual somente em 1981, quando passou a atender definitivamente como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesario, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio internacional, que se destacam pela atuação em concertos, recitais e atividades pedagógicas.
O grupo se apresenta com frequência no exterior, em eventos como a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), o Festival de Música de Saragoza (Espanha) e o Festival Internacional de Música de Morelia (México). Em território nacional, além de participar constantemente dos mais importantes festivais e cursos do país, os quatro músicos desenvolvem projetos de estímulo a jovens instrumentistas.
Quando o foco é a plateia, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo promove concertos comentados, performando um extenso repertório – do clássico à vanguarda, para ampliar o contato do público com todas as tendências e escolas de composição.
Em sete oportunidades, o nosso Quarteto de Cordas ganhou o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA)e, por três vezes, o Prêmio Carlos Gomes.

Sobre os Músicos

Betina Stegmann

Violino

Nascida em Buenos Aires, na Argentina, Betina Stegmann aprendeu e estudou violino em São Paulo com Lola Benda, continuando seus estudos com Erich Lehninger. Diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia, onde cursou violino com Igor Ozim. Logo depois, seguiu para Israel, aperfeiçoando-se com Chaim Taub em Tel Aviv. Mais tarde, frequentou cursos ministrados por Pinchas Zukerman e Max Rostal. É ex-integrante do Quinteto D’Elas, com o qual ganhou, em 1998, o Prêmio Carlos Gomes na categoria Música de Câmara. É spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e professora de violino na Faculdade Cantareira. Como recitalista e solista, apresentou-se em várias cidades do Brasil, da Argentina, da Itália, da Alemanha, dos Estados Unidos e da Bélgica. Realizou gravações nas rádios WDR (Alemanha) e na RAI – Trieste (Itália), estreando obras de compositores contemporâneos.

Nelson Rios

Violino

Sob orientação de Maria Lúcia Zagatto e, posteriormente, de Elisa Fukuda, estudou na Escola de Música de Piracicaba. Participou dos principais festivais de música do Brasil (em Campos do Jordão, Brasília, Londrina e Curitiba) e em Mendoza, na Argentina. É bacharel em música pela Faculdade Mozarteum. Como bolsista da Fundação Vitae, frequentou a Carnegie Mellon University em Pittsburgh, EUA, em 1996. Integrou a Orquestra Sinfônica da Paraíba, a Orquestra de Câmara de Blumenau, a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras. Como professor, lecionou na Escola Municipal de Música e em importantes festivais no Brasil e no exterior. Atualmente, é membro das orquestras de Câmara Villa-Lobos e da Sinfônica da USP.

Marcelo Jaffé

Viola

Aos 6 anos de idade, orientado pelo pai, Alberto Jaffé, Marcelo Jaffé aprendeu violino. Em 1977, aos 14 anos, passou a tocar viola, ganhando, no mesmo ano, o 1º Prêmio no Concurso Nacional da Universidade de Brasília. Após aperfeiçoamento na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood, nos Estados Unidos, apresentou-se em vários países, participando de destacados conjuntos camerísticos e orquestrais. Atuou como maestro da Kamerata Philarmonia e foi diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente, é professor de viola na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e apresentador da Rádio e TV Cultura.

Rafael Cesario

Violoncelo

Mestre pela USP, obteve o diploma de Perfectionnement por unanimidade e felicitações do júri no Conservatoire Départemental du Val de Biévre, Paris (França), na classe do renomado violoncelista francês Romain Garioud. No Brasil, teve aulas com Eduardo Bello, André Micheletti e Fabio Presgrave.
Premiado em diversos concursos, teve aulas também com Antonio Meneses, Alisa Weiterstein, Peter Szabo, Dennis Parker, Pieter Wispelwey, Sol Gabetta, entre outros músicos.
Como solista, atuou à frente de importantes orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), a Orquestra do Theatro São Pedro – SP (ORTHESP), a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), entre outras. No Festival de Trancoso (2017), na Bahia, atuou como solista e camerista ao lado de célebres músicos, como o violinista Lorenz Nasturica (spalla da Filarmônica de Munique), o flautista Mathieu Dufour e o oboísta Andreas Wittmann, estes dois últimossendo membros da Filarmônica de Berlim.
Atualmente, é membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e professor no Instituto Baccarelli e Emesp. Em paralelo, desenvolve uma carreira de recitais com piano, entre outras formações de câmara, e solista com orquestra.
Nos últimos dois anos, lançou três discos nas plataformas digitais: Um outro adeus e Meu Brasil, com André Mehmari, e Beethoven variations com Marcos Aragoni.
Desde 2022, atua como primeiro violoncelo convidado com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), incluindo turnê nos Estados Unidos(outubro de 2022), onde se apresentou no Carnegie Hall NY.

BOOKING

Para contratar nossos espetáculos e corpos artísticos (To hire our shows):

Nathália Costa – Gerente de Produção
nathalia.costa@theatromunicipal.org.br

Rosana Taketomi – Coordenadora de Produção
rosana.taketomi@theatromunicipal.org.br

Telefones:
55 (11) 3053-2053
55 (11) 3367-7216