Eventos


Fundação TMSP

Mais autonomia para o desenvolvimento de um projeto artístico de excelência

A Fundação Theatro Municipal de São Paulo foi instituída pela Lei 15.380 de 27 de maio de 2011 e regulamentada pelo decreto nº 53.225, de 19 de junho.

O Estatuto traz um novo formato administrativo: uma Fundação de Direito Público vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, que apresenta órgãos de Direção, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal em sua estrutura organizacional.

Com a Fundação, o TMSP passa a ter autonomia nos campos administrativo, financeiro, patrimonial e artístico – uma conquista essencial para o desenvolvimento de um projeto artístico de excelência. São de sua responsabilidade institucional a manutenção do edifício histórico do Theatro, da Praça das Artes e da Central Técnica, a administração das escolas municipais de música e dança e alguns dos mais importantes corpos artísticos do país: a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, o Balé da Cidade de São Paulo, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, o Coro Lírico Municipal de São Paulo e o Coral Paulistano. A Santa Marcelina Cultura assumiu em 1º de novembro de 2020 um contrato emergencial de gestão para administração dos objetos culturais vinculados ao Complexo Theatro Municipal de São Paulo.

Os recursos que compõem a receita da Fundação vêm do orçamento

O Estatuto traz um novo formato administrativo

Os recursos que compõem a receita da Fundação vêm do orçamento da Prefeitura de São Paulo, da venda de produtos e serviços educativos e culturais, cobrança de ingressos, convênios, doações e patrocínio, entre outras fontes.

Com direção geral de Maria Emília Nascimento Santos, tem seu Conselho Deliberativo presidido pelo Secretário Municipal de Cultura e composto por membros natos, por membros indicados pelo Secretário Municipal de Cultura, bem como por membros eleitos. Já o Conselho Fiscal é composto por membros titulares e suplentes, indicados pela Secretaria Municipal de Finanças, e membros eleitos dentre os servidores da Fundação.