Programação, temporada 2023

ACERVO E PESQUISA

O Núcleo de Acervo e Pesquisa (NAP) é responsável pela gestão do acervo do Complexo Theatro Municipal de São Paulo (CTMSP). O acervo abrange uma ampla variedade de itens documentais e coleções de diferentes tipologias e suportes, que estão acondicionados em três espaços do CTMSP: o edifício histórico do Theatro Municipal, o Centro de Documentação e Memória (localizado na Praça das Artes) e a Central Técnica de Produções Artísticas Chico Giacchieri (situada no bairro do Canindé).

Com uma equipe multidisciplinar, o núcleo desenvolve práticas de classificação, catalogação e conservação preventiva, com o objetivo de articular as coleções documentais, iconográficas, audiovisuais e de figurinos. Essa abordagem possibilita o acesso público por meio do portal de acervo. Além disso, o NAP realiza pesquisas constantes para aprofundar o conhecimento sobre a história do Theatro Municipal, seu papel na cultura da cidade e do país, e as trajetórias das pessoas que vivenciaram suas 11 décadas de existência.

O Núcleo de Acervo e Pesquisa está vinculado à Gerência de Formação, Acervo e Memória, ao lado do Núcleo de Educação, do Programa de Articulação e Extensão e do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores. Essa conexão evidencia a importância formativa da memória, do patrimônio e da arte.

ACESSO

O Núcleo de Acervo e Pesquisa oferece atendimento para pesquisadores, artistas, estudantes e outros interessados em conhecer as coleções históricas e artísticas que compõem o acervo do Complexo Theatro Municipal de São Paulo. Se você deseja realizar uma pesquisa no acervo, basta CLICAR NESTE LINK para fazer sua solicitação.

Além disso, estamos empenhados no processo de catalogação e disponibilização do acervo em nosso portal. Para acessá-lo, basta clicar na imagem abaixo:

Link para o portal de Acervo

PUBLICAÇÕES

O Núcleo de Acervo e Pesquisa tem o compromisso de difundir o acervo do CTMSP, possibilitando seu acesso por meio de diferentes instrumentos de pesquisa. Um desses instrumentos é a Coleção Índice de Fontes, em que apresentamos seleções documentais. Cada volume abrange um recorte do acervo, elaborado a partir do desenvolvimento de linhas de pesquisa. Até o momento, publicamos 2 volumes dessa coleção:

Volume 1–  Vestígios da Semana de 22 no acervo do Theatro Municipal de São Paulo

Volume 2A presença negra no acervo do Theatro Municipal de São Paulo

Você pode acessar a coleção Índice de Fontes clicando nas imagens abaixo:

Imagem 1 - Índice de fontes: vestígios da semana de 22 no acervo do theatro municipal de são paulo

Imagem 2 - Índice de fontes: vestígios da semana de 22 no acervo do theatro municipal de são paulo

EXPOSIÇÕES

O Núcleo de Acervo e Pesquisa também realiza a difusão do acervo por meio de exposições. Em 2022, apresentamos a exposição Presente! Presenças negras no Theatro Municipal de São Paulo, com coordenação de Rafael Domingos Oliveira, pesquisa de Anita Lazarim e expografia de Ricardo Muniz Fernandes. A exposição ficou aberta ao público de 8/12/2022 a 29/03/2023, na Praça das Artes.

O catálogo da exposição apresenta seleção documental, um ensaio fotográfico, a paisagem sonora da exposição, vídeos com depoimentos dos trabalhadores negros do Theatro Municipal e o roteiro de visita mediada com relatos dos educadores, e pode ser acessado na imagem abaixo:

Capa do catálogo da exposição Presente!

EMPRÉSTIMOS

Para solicitar o empréstimo de documentos e/ou locação de itens das coleções cênicas (cenografia, objetos de cena, figurinos, adereços) para fins expositivos, preencha o formulário disponível NESTE LINK.

MAIS INFORMAÇÕES

acervo@theatromunicipal.org.br

11 3053-2096