Eventos


Projeto pedagógico

Diretoria de formação: articulando atividades para gerar oportunidades

A Diretoria de Formação foi criada a partir da instauração da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, tem como objetivo articular as atividades artístico-pedagógicas e administrativas dos grupos da Escola Municipal de Música de São Paulo, da Escola de Dança de São Paulo e da Orquestra Experimental de Repertório, e promover a interação destes organismos e de seus grupos.

A Diretoria de Formação trabalha de forma constante para estabelecer intercâmbio de suas escolas, grupos e alunos com as atividades artísticas profissionais do Theatro Municipal de São Paulo, e também de outras instituições educacionais e culturais, por meio da participação dos grupos artísticos em apresentações, produções, ensaios e masterclasses.

Projeto Janelas da Praça

As Escolas Municipais de Dança e de Música de São Paulo possuem um histórico de quase 80 anos oferecendo educação artística de qualidade a cidadãos de São Paulo e de todo o Brasil. Em todas essas décadas nossas escolas formaram alunos que se apresentaram para grandes plateias ao redor do mundo. Uma história escrita por meio de talento, dedicação, aplausos e sorrisos.

Entretanto, a epidemia do novo coronavírus tem representado um desafio inesperado na nossa trajetória. Nossas atividades presenciais estão suspensas desde o último dia 16 de março, uma situação inédita na nossa história. Porém, as nossas escolas não estão fechadas. Ciente do papel pedagógico e artístico das Escolas de Dança e Música do Município de São Paulo, a Fundação do Theatro Municipal de São Paulo está lançando o Projeto Janelas da Praça, um projeto que visa produzir informações sobre dança, música e arte e manter nossos alunos ativos e em constante contato com os processos de ensino e aprendizagem.

Para tanto, estamos utilizando ferramentas tecnológicas como streaming e redes sociais a serviço dos nossos alunos, seus pais e nosso corpo docente, a fim de manter as atividades pedagógicas durante este período de isolamento, sempre garantindo a qualidade das aulas e a privacidade dos nossos alunos nesses ambientes virtuais. Do mesmo modo, as contas oficiais das nossas escolas no Instagram e Facebook estão funcionando como um canal de divulgação de Informes Temáticos sobre dança e música a partir dos conhecimentos, das competências e dos talentos existentes nas escolas, e também para  a divulgação de comunicados gerais para a comunidade. Alguns resultados já estão disponíveis e podem ser acessados aqui: Instagram Escola de Dança e Escola de Música; Facebook Escola de Dança e Escola de Música.

Sabemos que o desafio é grande e que as ferramentas virtuais não substituem o trabalho cotidiano das Escolas. Porém, estamos vivendo uma situação inédita, que nos demanda  soluções inovadoras. Por isso, o Projeto Janelas da Praça, mais do que uma alternativa à atual conjuntura, é um convite à construção coletiva de um espaço de aprendizado e divulgação artística. A Arte sempre foi um farol a guiar a humanidade nos momentos mais difíceis, não será diferente dessa vez.

 

Equipe

Diretoria de Formação

Diretoria Fundação Theatro Municipal

Maria Emilia Nascimento – Diretora Geral
Letícia Schwarz – Diretora de Gestão
Gisa Gabriel – Diretora de Produção
Katiah Rocha -Diretora de Formação
Natasha Boralli – Assessoria da Direção
Radamés Marques – Assessoria da Direção

Equipe Técnica da Escola de Dança

Cristiana de Souza – Coordenadora da Escola de Dança
Fellipe Camarotto – Assistente Artístico
Luciana Rizzo – Auxiliar Artística

Equipe Técnica da Escola de Música

Erica Hindrikson – Coordenadora da Escola de Música
Ricardo Farão – Assistente Artístico
Nathan Vianna – Auxiliar Artístico