Calendário

Eventos

Oficinas

Curso Livre de Música Brasileira

Estão abertas, até o dia 1 de setembro de 2019, as inscrições para o curso livre de Música Brasileira da Escola Municipal de Música de São Paulo.

O objetivo do curso é introduzir os alunos à produção musical brasileira, erudita e popular, feita no Brasil durante a Primeira República. O período compreendido entre 1890 a 1930 foi de grandes transformações e rico em experimentações. Nessa época estavam em atividade músicos preocupados em produzir uma arte moderna, nacional e em altíssimo nível; de outro, artistas que participaram da ascensão fulminante da música popular urbana com os teatros de revistas, o rádio e o disco.

A inscrição e o curso são gratuitos e para se inscrever é preciso ler o edital abaixo, depois preencher corretamente a ficha de inscrição.

Edital do curso livre de Música Brasil

Ficha de Inscrição

Oficina de Teoria Musical Preparatória para Adultos

A Oficina é voltada para adultos com prática instrumental que possuam pouco ou nenhum conhecimento de Teoria Musical. Serão trabalhados os fundamentos de leitura rítmica e melódica, treinamento básico de percepção, noções de tonalidade, intervalos e tríades.

Para se inscrever é preciso ler o edital, e preencher a ficha de inscrição até o dia 18 de agosto de 2019.

Edital da Oficina de Teoria Musical Preparatória para Adultos

Ficha de Inscrição

Oficina de Palhetas para Fagote

A Oficina de Palhetas para Fagote oferece vagas para aulas semanais de produção, manutenção e regulagem de palhetas para instrumentistas fagotistas. A oficina será composta por confecção, raspagem e adaptação de palhetas, além de orientação de técnicas focadas em eliminar as barreiras entre o fagotista e suas intenções musicais.

Saiu a lista dos candidatos aprovados:

Lista dos Aprovados

Ficha de matrícula

 Para Maiores Informações consulte o edital:

Edital da Oficina de Palhetas para Fagote 2019

 

Oficina de Prática Orquestral

A Oficina de Prática Orquestral oferece vagas para instrumentistas integrarem, mediante processo seletivo, os conjuntos sinfônicos da Escola de Música de São Paulo. São eles: A Orquestra Sinfônica Jovem Municipal; Orquestra Sinfônica Infantojuvenil e a Banda Sinfônica da Escola de Música de São Paulo. A oficina permitirá o aluno a realizar ensaios e apresentações nos espaços da Praça das Artes, Theatro Municipal de São Paulo e eventuais equipamentos culturais do município de São Paulo.

Saiu a lista dos candidatos deferidos e o agendamento da prova prática da Oficina.

Lista dos Candidatos Aprovados 

Ficha de Matrícula 

Para mais informações, consulte o edital:

Edital da Oficina de Prática Orquestral

 

Oficina de Música de Câmara

A Oficina de Música de Câmara oferece vagas para instrumentistas e cantores integrarem, mediante processo seletivo, os conjuntos de música de câmara da Escola de Música de São Paulo. A oficina permitirá o aluno a realizar ensaios e apresentações nos espaços da Praça das Artes, Theatro Municipal de São Paulo e demais equipamentos culturais do município de São Paulo.

Saiu a Lista dos Candidatos aprovados. Os alunos devem comparecer na sede da Escola de Música em alguma das datas e horários marcados na listagem, para definir com o professor os grupos que participarão.

Atenção: A Escola de Música Estará fechada no dia 1 de maio de 2019, devido ao feriado. Não haverá ensaios e aulas neste dia.

É obrigatório preencher a ficha de matrícula online no endereço abaixo.

Lista dos Aprovados

Ficha de Matrícula

Para mais informações, consulte o edital:

Edital da Oficina de Música de Câmara 

 

Oficina de Regência de Banda Sinfônica

A Oficina de Regência de Banda Sinfônica tem como objetivo principal o desenvolvimento e a preparação artística de jovens regentes para o trabalho com grupos de Banda Sinfônica e Orquestras de Sopros. O curso dará ênfase ao desenvolvimento da técnica de comunicação gestual, a preparação da partitura, além dos critérios de escolha de repertório adaptados à realidade dos conjuntos.

Saiu a lista dos candidatos aprovados para a prova de Oficina de Regência de Banda Sinfônica 2019.

Lista dos candidatos aprovados 

Para realizar a matrícula, preenche corretamente a ficha abaixo até às 23:59 horas do dia 10 de abril

Ficha de Matrícula

Para efetivar a matrícula é obrigatório trazer no primeiro dia de aula, 11 de abril de 2019, os seguintes documentos:

Duas fotos 3×4;
Cópia de documento oficial com foto;
Cópia de comprovante de residência.

Para maiores informações, leia o edital abaixo:

Edital da Oficina de Regência de Banda Sinfônica

 

 

Oficina de Música Antiga

A Oficina de Música Antiga da Escola Municipal de Música de São Paulo tem como objetivo iniciar o desenvolvimento de aptidões necessárias à interpretação historicamente orientada do repertório dos séculos XVII e XVIII, tanto para cantores e instrumentistas solistas, quanto para as formações camerísticas referentes ao período.

Docentes
Fernando Cordella, cravo;
Marília Vargas, canto barroco;
Juliano Buosi, cordas barrocas.

Canto e Cordas Barrocas
Esta Oficina pretende proporcionar fundamentos teóricos e técnica especializada para a análise e interpretação historicamente informada da música do período barroco. Fornece conhecimentos históricos e estilísticos para abordagem desse período, além de uma visão crítica que permitirá reflexões e análises conscientes sobre o repertório que estão interpretando.

Docentes
Marília Vargas, canto barroco
Juliano Buosi, cordas barrocas

 

Processo Seletivo 2019
Saiu a lista dos candidatos aprovados e suplentes da seleção da Oficina de Música Antiga, Cordas e Canto Barrocos da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Lista dos Aprovados e Suplentes

Para mais informações consulte os editais

Edital da Oficina de Música Antiga – 2019

Edital da Oficina de Canto e Cordas Barrocas – 2019