Notícias
17 de abril de 2015

Raul de Souza Duo abre a série Instrumental no Conservatório

O lendário trombonista Raul de Souza abre a temporada da série Instrumental no Conservatório (Sala do Conservatório – Praça das Artes) no dia 22 de abril, quarta-feira, às 20h, acompanhado pelo pianista Michel Freidenson. O duo interpretará obras do próprio Raul de Souza e de Thelonious Monk, Art Blakey, Vinícius de Moraes & Baden Powell, Tom Jobim, entre outros. Ingressos a R$ 20, à venda na bilheteria do Theatro Municipal ou pelo link http://goo.gl/7EpY9p

Reconhecido mundialmente pela genialidade, Raul de Souza foi batizado artisticamente por Ari Barroso e tocou com Pixinguinha, Agostinho dos Santos, Sivuca, Altamiro Carrilho e Baden Powell. Consolidou sua carreira internacional nos anos 70, gravando álbuns nos EUA que se tornaram sucesso no mundo todo.

Dividiu o palco com artistas como Sergio Mendes, Airto Moreira, Sonny Rollins, George Duke, Freddie Hubbard e Cannonball Adderley. Aclamado pela crítica especializada, é considerado uma referência mundial no virtuosismo de seu instrumento e pela ginga e fraseado brasileiro. Por conta de seu ecletismo musical, volta a gravar no Brasil com artistas como Tom Jobim, Zimbo Trio, Paulo Moura, Milton Nascimento, Djavan, Maria Bethania, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti.

Dividindo seu tempo entre o Brasil e a França, nunca para de produzir música e experimentar diferentes instrumentos e propostas musicais. Hoje, aos 80 anos, mostra uma disposição fenomenal empunhando seu trombone em palcos do Brasil e do mundo. Gravou recentemente um novo CD intitulado Voilá! e um DVD ao vivo O Universo Musical de Raul de Souza com participações de João Donato, Hector Costita e Altamiro Carrilho, lançados nacionalmente pelo selo Sesc.