Notícias
04 de fevereiro de 2015

OSM intepreta Nona Sinfonia de Mahler no Palco de São Paulo

A Orquestra Sinfônica Municipal regida por John Neschling apresenta a Sinfonia nº 9 de Gustav Mahler nos dias 7 (sábado) e 8 (domingo) de fevereiro no Palco de São Paulo. Ingressos à venda na Bilheteria do Theatro Municipal ou pelo site da Compre Ingressos.
Em 1907, um ano após concluir a Oitava Sinfonia, Gustav Mahler sofreu três grandes golpes: a morte da filha por difteria, o diagnóstico de uma doença cardíaca incurável e a renúncia ao cargo de diretor da Ópera de Viena. Escrita sob o impacto dos acontecimentos, a Nona Sinfonia foi concluída por Mahler treze meses antes de sua morte.O compositor não teve a chance de ouvir sua “Nona”: a obra foi estreada em junho de 1912, um ano após seu falecimento.
A “Nona” de Mahler foi definida pelo compositor Alban Berg como “A expressão de um amor extraordinário pela Terra e pelo desejo de nela viver em paz, de apreciar a natureza até a sua intimidade mais profunda antes que venha a morte.”

Curiosidade: o filme Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), do mexicano Alejandro González Iñárritu – lançado em janeiro no Brasil e favorito ao Oscar 2015, com nove indicações – conta em sua trilha com o primeiro movimento da Sinfonia nº 9 de Mahler:

https://www.youtube.com/watch?v=kJgRWs7sR98