Programação, temporada 2023

Quarteto da Cidade apresenta “Bachiano”

Praça das Artes

12/05/2022 • 19h

[Praça das Artes – Sala do Conservatório]

Bachiano
Concerto presencial, aberto ao público

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Livia Lanfranchi, flauta

Alessandro Santoro, cravo

 

Programa

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Bachianas Brasileiras nº 1
Fuga: Conversa (Versão para Quarteto Matheus Bitondi)

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685 — 1750)
Suíte em Si Menor
Concerto de Brandemburgo nº 5

 

Na música, existe o a.B. e o d.B. – antes e depois de Bach. Para um músico, a obra de Johann Sebastian Bach é um verdadeiro evangelho. Não que tenha sido necessariamente um revolucionário, mas porque seu trabalho nos apresenta uma síntese dos principais estilos, formas e tradições presentes na música escrita por compositores ocidentais das gerações precedentes. Também foi ele o grande responsável pela sistematização dos princípios tonais que caracterizaram a música chamada “de concerto” até o final do século XIX. Outra característica da sua obra é a utilização de material de origem popular em uma organização chamada de suíte, um conjunto de danças. Certamente, Heitor Villa-Lobos estudou algumas das suítes para violoncelo solo ainda criança. Isso trouxe sua atenção para a música do mestre alemão, que se tornaria não apenas inspiração, mas, modelo. A série de Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos traz grande semelhança com os Concertos de Brandemburgo de Bach. Aliás, será que o choro brasileiro também não tem parentesco com o barroco alemão?

– Texto  de Marcelo Jaffé

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito "Programa de Sala", "Clique Aqui". Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

 

Ingressos R$ 30,00
Classificação livre
Duração Total 60 minutos

 

Pensando, sempre, na proteção de nosso público, colaboradores e artistas, tendo em vista os cuidados quanto à transmissão da Covid-19, para assistir a este espetáculo é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui), que incluem a apresentação do comprovante de vacinação.

Programa sujeito a alteração.