Theatro Municipal
26/09/2023 • 20h
[ Theatro Municipal – Sala de Espetáculos ]
Os tempos imemoriais, os tempos das grandes civilizações africanas, foram duramente impactados pela escravidão, o maior de todos os crimes contra a humanidade, e pela colonização. A desumanização perpetuada até os dias atuais, e que vive no preconceito, na discriminação, no racismo e em todas as formas de violência, não impediu as sociedades africanas e suas diásporas de produzirem maravilhas em todos os campos. A arte de dançar a vida tem sido elemento de resistência, de reparação, de sobrevivência. Nossos corpos são palavras vivas e por isso estamos aqui, reunidos em uma grande aldeia para dançar a vida em Abayomi, uma agricultora! Espetáculo em dois atos com a duração de 2h40min, incluindo um intervalo entre atos, ambientado na África do Oeste, apresenta a história de mãe e filha (Djene-ba e Abayomi) que,
abaladas e inconformadas por uma morte ocorrida em família são obrigadas a deixar a aldeia onde vivem, partindo para o exílio. O espetáculo conta com a participação de 12 bailarinas e 8 bailarinos, totalizando 20 artistas negras e negros da Ayodele Cia. de Dança. A Cia. é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo professor de balé Milton Kennedy, que ao logo de sua trajetória busca trazer os corpos negros para o centro do palco como protagonistas.
Ayodele, na língua Iorubá, é um nome que significa “A alegria voltou a Casa”.
O projeto foi contemplado pela 3° Edição do Edital de Apoio à Cultura Negra para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.
Com Ayodele Cia. de Dança
Milton Kennedy, direção, concepção e dramaturgia
Cláudia Nwabasili e Roges Doglas, coreografia I e II atos
Maria Emília Gomes, assistente de direção
Raul Torres, direção executiva
Michael Yuri, arranjo e edição de áudio
Quilombo Cenógrafico, cenografia
Evaristo Moura e Abmael Henrique, figurinos
Carolina Gracindo, iluminação
Nina Vieira, designer gráfico
Mari Ser, foto e vídeo
Kessia Midory, produção
Duração total 160 minutos com intervalo de 20 minutos
Classificação livre para todos os públicos
Ingressos gratuitos – retirar no site a partir de 23/9, às 12h. Limite de 2 ingressos por pessoa. Também haverá distribuição de ingressos no dia do espetáculo, a partir das 18h.
Antes de participar deste espetáculo, conheça os protocolos recomendados e consulte a classificação indicativa disponível no Manual do Espectador (acesse aqui).
Programação sujeita a alteração