Notícias
20 de dezembro de 2016

Violinista da OER, Jessé Reis, é o vencedor do Prelúdio 2016, da TV Cultura

Jessé Reis, violinista de 19 anos, integrante da Orquestra Experimental de Repertório, foi o vencedor da grande final do Prelúdio 2016, exibida no dia 18/12, na TV Cultura.

O único concurso de música clássica da tevê brasileira teve uma disputa acirrada em suas oito eliminatórias, quatro pré-semifinais e duas semifinais. A grande final não foi diferente. Jessé Reis disputou o prêmio com solistas de peso, a soprano Laura Duarte, de 27 anos; o fagotista Luis Chávez; e Públio da Silva, oboísta, ambos de 25 anos.

O corpo de jurados foi  composto pela bailarina Ana Botafogo; pelo sociólogo e grande incentivador da música clássica José Pastore; pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo; e pelo pianista e professor Gilberto Tinetti.

Amante do violino, já por volta dos seis anos Jessé Reis se dedicava a aprender e estudar, espontaneamente, cada nova etapa do instrumento. Seu pai, também violinista, sempre o influenciou e ensinou os toques principais. Por isso, o orgulho que ele trazia a seus familiares foi tornando-se ainda maior.

Jessé ganhou como prêmio uma bolsa de estudo de três anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste.