Notícias
05 de outubro de 2016

Vem pra Praça das Artes: música, dança, teatro e performances de graça em outubro

A Praça das Artes segue em outubro com programação gratuita com dança, música, teatro e artes visuais!

Um dos destaques é o espetáculo teatral Rózà em cartaz nos dias 27, 28 e 29 de outubro, sempre às 20h, no Espaço de Convivência da Praça. A peça, que conta com música e outros recursos audiovisuais, foi construída a partir das cartas escritas por Rosa Luxemburgo nas prisões alemãs do início do século XX. A história se desenrola em um espaço-instalação que reproduz ora uma casa ora uma prisão. Os espectadores são convidados a entrar neste local e acompanhar a trajetória desta personagem, compartilhando suas caminhadas e lutas até sua prisão e morte. A peça é gratuita e os interessados devem chegar com 1 hora de antecedência, pois a capacidade do espaço é de 200 lugares.

Artes Visuais

Presença Permeável, projeto de performance, tem sua primeira edição do mês no dia 5, às 17h com Marcela Tiboni. Confronto n°7 explora situações de violência, medo e confronto semelhantes aos vividos na capital paulista.

Flávia Paiva apresentará duas ações da sua pesquisa Ressonância de Encontros Interpessoais. Primeiro, nos dias 10 e 17, a artista coletará voluntariamente mechas de cabelo das pessoas que estiverem transitando pelo local com o intuito de criar uma instalação com os fios recolhidos. No dia 31, às 11h, Flávia fará uma performance simultânea com a artista Marina Etchegoyhen que estará em Buenos Aires. Haverá transmissão em tempo real tanto do Brasil quanto da Argentina.

Dois dias depois, dia 19/10, também às 11h, o performer Alexandre de Angeli apresenta Estudo para uma Ergonomia do Efêmero. No Vão Livre, o artista usará pequenos pesos de areia para mediar a relação com os elementos físicos e espaciais. A programação do Presença Permeável de outubro termina com a performance Ruir, de Rafael Limongelli, no dia 25, às 10h, e 26, às 14h.  Em seus trabalhos, o artista usa objetos descartados para criar esculturas.

Dança

O grupo Silenciosas + GT’aime cria coreografia inspirada no conto Um Moço Muito Bonito do livro Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa. A apresentação acontece no dia 20, às 17h, no Vão Livre.

Este mês o Ensaios Perversos, da Cia Perversos Polimorfos, acontece no sábado, 22, das 15h às 22h. Durante o evento, é realizado debate sobre políticas culturais e produção artística no campo da dança, seguido de apresentações de trabalhos coreográficos. Fechando a programação, um DJ anima os participantes.

Ainda no fim de outubro, a Praça das Artes recebe o espetáculo Frestas do Olhar, da Cia. Dança sem Fronteiras. A diversidade dos corpos é um dos pontos altos da coreografia. Para a realização deste trabalho, o grupo pesquisou as possibilidades que alguns interpretes tinham para se mover. O objetivo é explorar as possibilidades corporais e o espaço urbano onde a companhia se apresenta. No Vão Livre da Praça das Artes, o espetáculo acontece nos dias 28 e 29 de outubro, sempre às 13h.

Música e Arquitetura

No dia 7 de outubro, às 10h30, o Coral Paulistano Mário de Andrade faz um ensaio aberto da Série Mosaico Internacional, onde o grupo homenageia diversos países que contribuem para a formação da cultura brasileira. Sob a regência da Naomi Munakata, os cantores ensaiarão músicas da América Latina.

Na semana seguinte é a vez do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. O grupo também faz um ensaio aberto e gratuito no dia 12, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, às 18h, com participação do pianista Nahim Marun. Duas semanas depois, dia 26/10, o Quarteto faz outro ensaio aberto da sétima apresentação da série Olimpíadas, que homenageará a Itália.

Os concertos oficiais acontecem um dia depois dos ensaios, sendo que os ingressos custam R$ 25 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes).

Antes das apresentações, o público também pode visitar, no foyer, a exposição Quadra 27: o projeto arquitetônico da Praça das Artes.

Escola na Praça: ainda em outubro, as Escolas – Escola Municipal de Música de São Paulo e a Escola de Dança de São Paulo — fazem uma programação especial com apresentações gratuitas durante todo o mês.