Notícias
18 de novembro de 2014

Um dos melhores tenores da atualidade, Marcelo Alvarez interpreta Cavaradossi na ópera Tosca

No próximo dia 29 de novembro estreia o último título da temporada lírica 2014 do Theatro Municipal: a ópera Tosca, de Giacomo Puccini (1858 – 1924.) Considerada uma das mais populares obras do compositor, a montagem, inédita, terá ao todo nove récitas nos dias 29 e 30 de novembro, 2, 4, 6, 7, 9, 11 e 13 de dezembro. Um dos grandes destaques dessa montagem é o tenor Marcelo Alvarez. Tido como um dos melhores tenores da atualidade, Alvarez tem uma agenda disputada e pela primeira vez se apresentará em um palco no Brasil. O tenor, que começou sua carreira em 1995, cantou pela primeira vez o papel de Cavaradossi em 2006, no Royal Opera House de Londres. De lá para cá, já cantou os principais papeis de grandes títulos de ópera no mundo todo. Nesta temporada suas mais recentes apresentações foram no Ópera Bastille de Paris e no Scala de Milão. Depois do Brasil, Alvarez segue para apresentar a Tosca no Deutsch Ópera de Berlim.

Marcelo Alvarez na montagem de Tosca da Ópera de Paris:

 

Alvarez cantará o papel que já foi de Benito Maresca e Enrico Caruso em montagens passadas:

 A lista de intérpretes ilustres da protagonista nos palcos paulistanos inclui Claudia Muzio, Gina Cigna e Elena Suliotis, enquanto o vilão já foi encarnado por aqui por Tito Gobbi e Giuseppe Taddei. Os intérpretes afamados de Cavaradossi em São Paulo, por sua vez, são legião, do talento brasileiro de Benito Maresca ao legendário Enrico Caruso (que Puccini recusara para a estreia da ópera, julgando-o ‘preguiçoso’), passando, entre outros, por Beinamino Gigli, Tito Schipa, Aureliano Pertile, Giacomo Lauri-Volpi e Ferruccio Tagliavini.

(Trecho do texto de Irineu Franco Perpetuo no programa da ópera Tosca, de Puccini, vendido a R$ 10 nos dias das récitas no Theatro Municipal.)

Além de Alvarez, o elenco traz ainda grandes nomes como o da soprano espanhola Ainhoa Arteta, que viverá Florina Tosca; o barítono italiano Roberto Frontali, que interpreta Scarpia;  Massimiliano Catellani que fará Cesare Angelotti; Saulo Javan e Luca Casalin, como o Sacristão e Spoletta, respectivamente.

Prepare-se para a ópera: no sábado, 22/11, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo fará palestra sobre Tosca no Salão Nobre do Theatro Municipal, às 17h. Gratuito!