Notícias
24 de maio de 2018

Theatro Municipal faz concerto que homenageia cultura japonesa

Composições folclóricas, tradicionais e infantis, além de apresentações com o uso dos instrumentos japoneses taiko, shakuhachi e koto, fazem parte da apresentação no dia 27 de maio

O Theatro Municipal de São Paulo homenageia os 110 anos da imigração japonesa com uma apresentação do Coral Paulistano, juntamente com artistas da cultura oriental, para celebrar a arte, os instrumentos musicais e as composições oriundas dessa potência asiática. O concerto será no dia 27 de maio, ao meio-dia.  O evento é realizado em parceria com a Aliança Cultural Brasil-Japão.

“Quando se comemoram os 110 anos de imigração japonesa no Brasil, a melhor homenagem aos 781 pioneiros que desembarcaram no porto de Santos no dia 18 de junho de 1908 é prestar nossas reverências a eles por terem trabalhado pela sua total integração social, econômica e cultural, construindo a maior comunidade japonesa fora do Japão e contribuindo para que o Brasil se tornasse uma referência mundial em diversidade cultural”, afirma o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro.

Dados do Consulado Geral do Japão em São Paulo estimam que 1,5 milhão de brasileiros tem ascendência japonesa e a maior parte deles reside nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará. Além das cidades de Londres e Los Angeles, a capital paulista ainda foi escolhida para sediar as primeiras JAPAN HOUSE do mundo, tamanha a concentração da comunidade nipônica, com destaque para o bairro da Liberdade.

A regente titular do Coral Paulistano, Naomi Munakata, é japonesa e vive no Brasil desde os 2 anos. Para este concerto, ela teve de fazer a transliteração da partitura, ou seja, escrever em letra romana como seria a pronúncia das palavras para que o coral conseguisse executar. “O repertório mescla canções tradicionais com composições mais contemporâneas, como a importante “Suíte Borboleta”, do compositor Yoshinao Nakata, que será executada apenas pelo coro feminino”, afirma Naomi.

Antes do concerto, o grupo instrumental Wadaiko Sho fará uma apresentação nas escadarias internas do Theatro. Os músicos utilizam em suas performances principalmente o taiko (instrumento de percussão tradicional da cultura japonesa). Na antiguidade, o taiko foi muito usado nas guerras e cerimônias religiosas. Atualmente, seu uso é mais comum em shows, teatros, competições ou atividades socioculturais.  Em seguida, o músico Shen Ribeiro irá surpreender a plateia executando uma composição tradicional japonesa do gênero nagauta. Ribeiro é o único flautista desse estilo musical no Brasil.

Na sala de espetáculos, o público poderá ter contato com composições folclóricas, tradicionais e até infantis da cultura japonesa, além de conferir apresentações com taiko, koto (instrumento musical semelhante a uma harpa) e shakuhachi (instrumento de sopro formado por um corpo de bambu e cinco orifícios).

Os ingressos para este concerto custam R$ 20 e podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site www.eventim.com.br

Mosteiro de São Bento

No feriado de Corpus Christi, 31 de maio, o Coral Paulistano se apresenta gratuitamente, às 15h, no Mosteiro de São Bento, sob a regência da maestrina titular Naomi Munakata e da assistente Maíra Ferreira. A apresentação terá a participação do organista, regente e compositor Delphim Rezende Porto. O programa traz músicas sacras de Maurice Duruflé, Johann Sebastian Bach e Frank Martin.

Serviço:

 

Data: Domingo, 27/5, 12h

Local: Theatro Municipal de São Paulo

Naomi Munakata / Maíra Ferreira, regência

Rosana Civile, piano

Shen Ribeiro, instrumento: shakuhachi

Tamie Kitahara, instrumento: koto

Grupo de taiko – Wadaiko Sho

Setsuo Kinoshita

Mitsue Iwamoto

Layla Ueda

Daniel Pardal

Fernando Su

Saori Kurata

Setsuo Kinoshita: Taiko de Samba (Prólogo na escadaria)

Anônimo: 本曲 (Música original para Shakuhachi) – Shen Ribeiro

Canção infantil japonesa / Arr. Rō Ogura: ほたるこい (Vagalume) – coro feminino

Yoshinao Nakata: 蝶 (Suíte Borboleta) – coro feminino

I. 誕 生 (Nascimento)

II. 飛 翔 (Vôo)

III. 灰 色 の 雨 (Chuva cinzenta)

IV. 越 冬 (Inverno)

V. よみがえる光 (Luz da ressurreição)

Michio Miyagi: 春の海 (Mar da primavera) – Shen Ribeiro e Tamie Kitahara

Tradicional japonês / Arr. Tōru Takemitsu: さくら(Flor de cerejeira)

Tradicional japonês / Arr. Tōru Takemitsu: 小さな空 (Pequeno céu)

Kosaku Yamada: 赤とんぼ (Libélula Vermelha)

Rentarō Taki: 荒城の月 (Luar sobre o castelo em ruínas)

Setsuo Kinoshita: Tanjyo (Nascer)

Tradicional japonês: ソーラン節 (Canção dos pescadores)

Ingressos R$ 20 na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site eventim.com.br.

Sala de Espetáculos – Theatro Municipal de São Paulo

Duração: aproximadamente 90 minutos

Classificação: Livre

Theatro Municipal de São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, s/nº – São Paulo, SP

Telefone: 3053-2090

Horário da Bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 17h. Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.

__________________________________________________________

Data: quinta, 31/5, 15h

Local: Mosteiro de São Bento

Corpus Christi

Naomi Munakata, regente titular

Maíra Ferreira, regente assistente

Delphim Rezende Porto, organista

Maurice Duruflé

Quatre motets sur des themes grégoriens, Op. 10

I. Ubi caritas

II. Tota pulchra es

III. Tu es Petrus

IV. Tantum ergo

Johann Sebastian Bach

Komm, Jesu, komm BWV 229

Frank Martin

Missa para dois coros

I. Kyrie

II. Glória

III. Credo

IV. Sanctus

V. Agnus Dei

Grátis

Duração: aproximadamente 60 minutos

Classificação: livre