Notícias
20 de julho de 2020

Theatro Municipal de São Paulo faz um brinde aos profissionais da saúde em clipe com música da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi

Homenagem reúne a Orquestra e o Coro Lírico da casa, e doze solistas convidados, entre eles o barítono Paulo Szot, brasileiro radicado nos EUA, o tenor Fernando Portari e a mezzo soprano Luisa Francesconi na interpretação de ‘Brindisi’, uma das melodias de ópera mais conhecidas; vídeo gravado pelos artistas de suas casas pode ser conferido no YouTube

O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, preparou uma homenagem aos profissionais da área da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Em vídeo que será disponibilizado em seu canal no YouTube neste domingo, 19 de julho, às 20h, Orquestra, Coro e solistas interpretam Brindisi da ópera italiana La Traviata, de Giuseppe Verdi. Uma melodia marcante que atravessa gerações e que é um convite ao brinde.

O videoclipe traz os músicos da Orquestra Sinfônica Municipal, integrantes do Coro Lírico Municipal e doze solistas convidados, alguns dos principais nomes do país na atualidade com carreiras no exterior. A regência é do maestro Roberto Minczuk, diretor musical e maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal. Cada um gravou a sua interpretação da partitura de sua casa e o material foi editado. Ao todo foram mixados 355 vídeos produzidos pelos 177 artistas – sendo 78 instrumentistas, 87 coralistas e 12 solistas – e mais o maestro.

Ao término da música, os artistas celebram todos aqueles profissionais que estão na linha de frente nos hospitais na difícil tarefa de evitar que a pandemia provocada pelo novo coronavírus faça novas vítimas. E devidamente de máscaras, eles fazem um brinde à saúde.

Destaque para o elenco de solistas que prontamente aceitou participar da homenagem, em especial o barítono Paulo Szot que mora em Nova York e é um dos grandes nomes do canto lírico da atualidade. Com destacadas atuações nas principais casa de ópera do mundo, como o Ópera Garnier de Paris e o La Scala de Milão, quanto nos musicais da Broadway e no Barbican Centre de Londres, Szot consagrou-se como o primeiro brasileiro a receber um Tony Award, maior prêmio do teatro norte-americano, ao protagonizar South Pacific.

Completam a lista os tenores Anibal Mancini e Fernando Portari, as mezzo sopranos Carla Rizzi, Luciana Bueno e Luisa Francesconi, as sopranos Lina Mendes, Marly Montoni e Rosana Lamosa, os barítonos Leonardo Neiva e Michel de Souza e o baixo Savio Sperandio.

Ao acessar o YouTube do Theatro Municipal também é possível conferir as gravações inéditas das nove sinfonias de Beethoven pela Orquestra Sinfônica Municipal, com as participações do Coro Lírico e do Coral Paulistano. Sob regência de Roberto Minczuk, a OSM gravou todas as sinfonias em um único final de semana de 2019, pela série de concertos Beethoven Total, apresentada no Theatro Municipal.

+ Municipal Online
Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco. Tem performances de câmara, cursos livres, gravações solo em versões reduzidas para piano, vídeos completos de espetáculos e lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro Municipal no Instagram, Facebook ou YouTube.

E o novo episódio do Podcast Theatro Municipal já está no ar. Para falar de formação musical, a apresentadora Ligiana Costa conversou com a maestrina Érica Hindrikson, coordenadora da Escola Municipal de Música, a mezzo-soprano Joyce Tripiciano, do Coro Lírico e os músicos Renan Mendes (flauta) e Ugo Kageyama (violino), da Orquestra Sinfônica Municipal.