Notícias
23 de novembro de 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA CELEBRA DIA DO PALHAÇO COM NOITE DE GALA DO CIRCO NO THEATRO MUNICIPAL

Nos dias 9 e 10 de dezembro, acontece apresentação que tem direção de Nelson Baskerville e a direção de circo de Hugo Possolo; Mais de 30 artistas integram o elenco das apresentações que reúnem diversas habilidades

Com 20 artistas circenses e 15 atores no elenco, a Noite de Gala do Circo, que acontece nos dias 9, às 20h, e 10 de dezembro, às 18h, com entrada gratuita, promete marcar as comemorações do Dia do Palhaço (10 de dezembro) com uma experiência artística inédita.

Para esta edição, o diretor teatral Nelson Baskerville foi convidado para assinar a Direção Geral do evento que conta também com Hugo Possolo na Direção de Circo. Hugo selecionou artistas das mais diversas habilidades, sendo parte deles integrantes de importantes grupos para produzir um espetáculo contemporâneo e pulsante que dialogue profundamente com a cidade de São Paulo.

“Comemorar esta data especial para o circo no Theatro Municipal mostra a importância que a nossa gestão dá para o mundo do circo, oferecendo o mais nobre palco da cidade a esta arte”, ressalta o secretário municipal de Cultura, André Sturm.

O tema da encenação é “O vidro na visão do passarinho”. O espetáculo é estruturado em oito blocos temáticos que serão apresentados aproximadamente de 90 minutos e propõe reflexões acerca do vidro, suas qualidades, simbologia e paradoxos. São eles: a criação do vidro, transparência, espelho, o vidro como separação, a solidão atrás do vidro, o vidro na visão do passarinho, a fragilidade do vidro e cacos de vidro.

Artistas multilinguagens

Durante toda a encenação o palco do Municipal estará preenchido pelos artistas propondo imagens, apresentando números, realizando cenas, interagindo com a cenografia, vídeos e trilha sonora numa representação múltipla da cidade que não para e em que tudo acontece simultaneamente. O circo e suas cores irrompem contrapondo a rotina da cidade.

Entre as atrações está a Cia. ParaladosanjoS, que revisita uma de suas obras mais significativas: Crossroad – Contos Urbanos, que traz ao palco figuras do universo alternativo da cidade de São Paulo. Também serão realizados duos acrobáticos aéreos e coreografias coletivas como as cenas que acontecem em espaços simulados como um andaime e o metrô.

A Noite de Gala do Circo também contará com Virgínia Rodrigues, cantora das mais respeitadas no circuito dos mais importantes festivais de jazz e world music mundo afora.

Uma das intenções ao convidar Nelson Baskerville para assumir a Direção Geral desta edição da Noite de Gala do Circo foi propor uma nova abordagem ao evento agregando elementos teatrais contemporâneos e propondo um novo enfoque ao Circo. Nelson é considerado um dos mais importante e atuantes diretores teatrais paulistanos, venceu o Prêmio Shell 2010 de Melhor Direção pelo espetáculo “Luis Antonio-Gabriela”, entre outros. Sobre o espetáculo, ele considera “uma homenagem à cidade de São Paulo e aos artistas. Na frenética São Paulo, que a todo o momento se constrói e recontrói, o circo e seus artistas permanecem”. 

A encenação conta ainda com importantes nomes das artes cênicas como Marisa Bentivegna na Cenografia, Marichilene Artisevskis nos Figurinos, Wagner Freire na Iluminação, Daniel Maia na Trilha Sonora, Laerte Késsimos no Audiovisual e Claudinei Hidalgo no Visagismo.

Ficha Técnica

Direção Geral: Nelson Baskerville

Direção de Circo: Hugo Possolo

Assistência de Direção: Thaís Medeiros

Dramaturgia: Nelson Baskerville e Thaís Medeiros

Elenco: Armário das Almas Cantantes (Cibele Scalesi, Maiza Menezes, Munique Tavares, Priscila Cereda e Filipe de Oliveira), Daniel Wolf, Patrícia Pantaleão, Cia. do Relativo, Cia. Paraladosanjos, Palhaço Biribinha, Paulo Maeda e Helder Vilela, Verônica Ned.

Elenco de apoio: Seu Viana Companhia de Teatro (Anna Talebi, Bia Souza, Fernando Vilela, Henrique Caponero, Inês Soares Martins, Julia Caterina, Jussara Rahal, Mário Panza, Priscilla Alpha, Rebecca Catalani e Thaís Junqueira), Janis, Juliana, Gilberto e Luciane.

Participação Especial: Virgínia Rodrigues

Cenografia: Marisa Bentivegna

Figurinos: Marichilene Artisevskis

Iluminação: Wagner Freire

Trilha Sonora: Daniel Maia

Direção Audiovisual: Laerte Késsimos

Visagismo: Claudinei Hidalgo

Serviço:
Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP
Sessões: dias 09 e 10 de dezembro – sábado,às 20h e domingo às 18h.
Ingressos gratuitos distribuídos duas horas antes do início da sessão
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos