Notícias
23 de abril de 2018

SCHUBERT E PIAZZOLLA GANHAM INTERPRETAÇÕES DO QUARTETO DE CORDAS EM MAIO

As apresentações são nos dias 10 e 24 de maio, às 20h, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes.
No mês de maio, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo faz duas apresentações na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, localizada no centro da capital paulista. No dia 10, o programa apresenta duas obras compostas por Franz Schubert, entre elas uma das mais conhecidas de sua
autoria.

No dia 24, faz uma homenagem a Astor Piazzolla. O repertório escolhido para o dia 10 traz A Morte e a Donzela. A peça foi originalmente composta como canção para voz e piano por Schubert em 1817, com texto derivado de um poema do alemão Matthias Claudius. Em 1824, a obra foi revisitada pelo próprio compositor como versão para quarteto. Na época, ele já sabia que estava bastante doente e sua morte
era certa. O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo é formado por Betina Stegmann e Nelson Rios, nos violinos; Marcelo Jaffé, na viola; e Rodrigo Andrade, no violoncelo. No programa, os músicos interpretam tanto a parte musical da canção de 1817 quanto a posterior composição para quarteto.

Completa o repertório a peça Para a Música. A apresentação do dia 24 faz uma homenagem ao compositor argentino Astor Piazzolla e foram convidados o pianista André Mehmari e o clarinetista Nailor Proveta. “O André e o Proveta são parte importante do processo de desenvolvimento de uma identidade musical brasileira para o Quarteto”, explica Jaffé. “E Piazzolla é uma inspiração para todos nós. É um elemento aglutinador. Será a apresentação de seis músicos brasileiros revisitando o trabalho de um ídolo argentino de tango”, completa. Entre as obras deste programa, estão Milonga del Angel, La Misma Pena e Michelangelo 70.

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi fundado em 1935 por iniciativa de Mário de Andrade. Inicialmente era chamado de Quarteto Haydn e buscava difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para o gênero. O grupo passou a ser chamado de Quarteto de Cordas Municipal a partir de 1944, chegando à sua forma definitiva em 1981, como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rodrigo Andrade, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio
internacional, que se destacam também pela atuação em concertos, recitais e atividades pedagógicas.
O Quarteto apresenta-se constantemente no Brasil e no exterior, em eventos como a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha; o Festival de Música de Saragoza, na Espanha; e o Festival Internacional de Música de Morelia, no México. No Brasil, além da participação nos mais importantes festivais e cursos de música, desenvolveu projetos de estímulo a jovens instrumentistas por meio de concursos e de concertos didáticos em escolas da rede pública, universidades e escolas de música.

Em concertos comentados, o Quarteto apresenta o amplo repertório para a formação, inclusive o de vanguarda, promovendo o contato do público com todas as tendências e escolas de composição, como parte do projeto original do grupo, de fomento e formação de plateias. Em sete oportunidades o Quarteto de Cordas ganhou o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e por três vezes o Prêmio Carlos Gomes.
Serviço
Programa:
Franz Schubert
A Morte e a Donzela | F. Schubert
Para a Música | F. Schubert
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Betina Stegmann – violino
Nelson Rios – violino
Marcelo Jaffé – viola
Rodrigo Andrade – violoncelo
Data: Quinta-feira, 10/5, 20h.
Ingressos R$ 20

Sala do Conservatório – Praça das Artes
Av. São João, 281 – Centro

Programa:
Astor Piazzolla
Milonga del Angel  | A. Piazzolla
La Misma Pena | A. Piazzolla
Michelangelo 70 | A. Piazzolla
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Betina Stegmann – violino
Nelson Rios – violino
Marcelo Jaffé – viola
Rodrigo Andrade – violoncelo
Convidados
André Mehmari – piano
Nailor Proveta – clarinete/saxofone
Data: Quinta-feira, 24/5, 20h.
Ingressos R$ 20

Sala do Conservatório – Praça das Artes
Av. São João, 281 – Centro

Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site
www.theatromunicipal.org.br.
Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Telefone: 3053-2090
Horário da Bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados e domingos,
das 10h às 17h
Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias
de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da
apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro
Municipal de São Paulo.