Notícias
09 de abril de 2020

São Paulo Companhia de Dança e Balé da Cidade de São Paulo se unem em ação digital inédita

Série de vídeos da campanha “Corpus: Alma e Esperança” será transmitida na programação da TV Cultura e nas redes sociais das duas instituições

Atendendo às diretrizes governamentais em relação ao enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19), a São Paulo Companhia de Dança – corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerido pela Associação Pró-Dança – e o Balé da Cidade de São Paulo – instituição da Prefeitura de São Paulo ligada ao Complexo Theatro Municipal de São Paulo, sob gestão do Instituto Odeon – suspenderam temporariamente suas atividades públicas. O espírito criativo dos artistas, por sua vez, segue em plena atividade e deu origem a uma parceria inédita entre as duas instituições.

Concebida por Inês Bogéa e Ismael Ivo, diretores artísticos da São Paulo Companhia de Dança e do Balé da Cidade de São Paulo, respectivamente, a ação “Corpus: Alma e Esperança” incentivou bailarinos de ambas as companhias a se valerem do presente momento de isolamento social para, de suas casas, criarem coreografias curtas e registrá-las em vídeo.

Reunidas por Kleber Pessolato e Guilherme Pinheiro, da Galeria Produções, elas deram origem a 14 pílulas, em formatos de 30 e 60 segundos, que serão exibidas ao longo da programação da TV Cultura a partir do dia 9 de abril (quinta-feira) e também disponibilizadas nas redes sociais dos dois corpos artísticos. Cada uma delas apresenta três artistas.Apesar de separados fisicamente, eles encontram sintonia na tela, evocando a poesia da dança mesmo longe dos palcos.

“Somos um povo forte! Vamos superar juntos este momento difícil. Vamos despertar deste pesadelo e acordar para um mundo ainda melhor. A arte resiste, inspira e salva vidas”, declara o manifesto da ação, que visa oferecer a dança como um gesto de esperança ao público.

“Esta iniciativa surgiu de uma conversa com Ismael na qual refletimos sobre as mudanças deste momento e como nosso corpo expressa vivamente o tempo presente. Somos atravessados por esta grande transformação do mundo. Juntos, com pensamentos positivos, estamos reinventando modos de vida. Como disse o filósofo Friedrich Nietzsche, ‘a arte existe para que a realidade não nos destrua.’ Hoje vivemos uma realidade dura e expressamos com poesia nossos sentimentos, partilhando com os diversos públicos a esperança de, juntos, nos fortalecermos enquanto humanidade”, afirma a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa.

“As pessoas continuam precisando de arte, de cultura e de criatividade. A união da São Paulo Companhia de Dança com o Balé da Cidade nesta ação digital complementa a campanha #CulturaemCasa, que estamos promovendo com o intuito de estimular as pessoas a ficarem em suas casas e continuarem consumindo conteúdo cultural”, comenta o secretário da Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão.

“O projeto nasceu de um desejo de construir uma parceria artística entre o Balé da Cidade de São Paulo e a São Paulo Companhia de Dança. Queremos atestar a importância da cultura e da nossa profissão de artistas mesmo dentro de uma atmosfera de confinamento. Com isso, esperamos contribuir ao serviço público com uma mensagem positiva”, afirma Ismael Ivo, diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo.

“No início do ano, quando eu estava na direção artística do Theatro Municipal, já havíamos feito a projeção de as duas companhias atuarem juntas. Com a crise do coronavírus, pela solidariedade e força expressiva dos bailarinos, essa ação on-line surge como um impulso poético para enfrentarmos o desafio do isolamento social e todas as suas difíceis consequências”, declara o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Hugo Possolo.

As pílulas da ação “Corpus: Alma e Esperança” poderão ser encontradas nas redes sociais a partir do dia 9 de abril por meio das hashtags #SPCDBCSP e #CorpusEsperanca, bem como as hashtags #CulturaPresente, mobilizada pela Secretaria Municipal de Cultura, e #CulturaemCasa, campanha da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado para estimular o consumo de produtos culturais em formato on-line durante o período de isolamento social.

Acompanhe a ação pelos perfis da São Paulo Companhia de Dança: Facebook (@spciadedanca), Instagram(@saopaulociadedanca), Twitter(@spciadedanca)e YouTube (Memoria_SPCD); e do Theatro Municipal de São Paulo: Facebook (@theatromunicipalsp), Instagram (@theatromunicipal), Twitter (@municipalsp) e YouTube (Theatro Municipal de São Paulo).