Notícias
03 de novembro de 2021

Pianista Caio Pagano apresenta novo álbum no palco do Theatro Municipal de São Paulo

Reconhecido como um dos grandes intérpretes de Beethoven, Pagano  tocará últimas peças escritas por compositores como Mozart, Beethoven e Franz Schubert

No dia 7 de novembro, às 17h, o palco do Municipal será ocupado por obras de grandes compositores em um recital de piano com Caio Pagano. O programa marca o lançamento do novo álbum musical do artista com as últimas peças escritas para piano pelos compositores Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Chopin, Schumann, Liszt, Brahms, Debussy, Ravel, Prokofiev e Camargo Guarnieri. Os ingressos variam de R$10 a R$30 e podem ser adquiridos pela internet.

Um dos destaques do repertório e um grande presente recebido por Caio Pagano tem o nome de Último Pensamento Musical: “Improvisando”. A obra de Camargo Guarnieri foi dada em gratidão pelo que Caio havia feito por sua música, levando-a ao mundo. Esta peça permaneceu com o pianista como relíquia de um amigo com quem conviveu e trocou experiências.

Outra obra rica em história e profundidade, que será interpretada no palco, é Tema Fantasma e Variações, de Robert Schumman. Em um sentimento de desespero em uma de suas fases de vida, o compositor atirou-se ao Rio Reno, porém, a morte não conseguiu levá-lo. Os barqueiros o puxaram e o levaram para sua casa. Dali, ele foi para o asilo, onde morreu escrevendo Variações. Dedicou o tema à sua amada esposa Clara, que não permitiu a publicação. Anos depois, a obra foi encontrada e mostrada ao mundo.

Beethoven não poderia ficar fora dos clássicos deste álbum. O pianista mantinha cadernos de anotações nos quais escrevia motivos musicais, trechos literários e até contas de mercearia. As Bagatelas, cujo nome significa coisas sem importância, são o fruto da organização desses motivos que muito preveem as futuras peças características do Romantismo.

Durante todo o recital, a história de cada compositor se mistura com sua obra e a interpretação do pianista revela a emoção daquele momento: gratidão, devoção, êxtase, felicidade, paixão, loucura e nostalgia. O projeto tem apoio do ProAC Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Protocolos de Segurança

Os concertos presenciais no Theatro Municipal de São Paulo seguem todos os protocolos de segurança e prevenção à propagação do Coronavírus (Covid-19) e as orientações do Plano São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo para retomada consciente das atividades. Ao público espectador presente na Sala de Espetáculos, é necessário seguir as recomendações de segurança estipulados no Manual do Espectador, disponível aqui.