Reconhecido como um dos grandes intérpretes de Beethoven, Pagano tocará últimas peças escritas por compositores como Mozart, Beethoven e Franz Schubert
No dia 7 de novembro, às 17h, o palco do Municipal será ocupado por obras de grandes compositores em um recital de piano com Caio Pagano. O programa marca o lançamento do novo álbum musical do artista com as últimas peças escritas para piano pelos compositores Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Chopin, Schumann, Liszt, Brahms, Debussy, Ravel, Prokofiev e Camargo Guarnieri. Os ingressos variam de R$10 a R$30 e podem ser adquiridos pela internet.
Um dos destaques do repertório e um grande presente recebido por Caio Pagano tem o nome de Último Pensamento Musical: “Improvisando”. A obra de Camargo Guarnieri foi dada em gratidão pelo que Caio havia feito por sua música, levando-a ao mundo. Esta peça permaneceu com o pianista como relíquia de um amigo com quem conviveu e trocou experiências.
Outra obra rica em história e profundidade, que será interpretada no palco, é Tema Fantasma e Variações, de Robert Schumman. Em um sentimento de desespero em uma de suas fases de vida, o compositor atirou-se ao Rio Reno, porém, a morte não conseguiu levá-lo. Os barqueiros o puxaram e o levaram para sua casa. Dali, ele foi para o asilo, onde morreu escrevendo Variações. Dedicou o tema à sua amada esposa Clara, que não permitiu a publicação. Anos depois, a obra foi encontrada e mostrada ao mundo.
Beethoven não poderia ficar fora dos clássicos deste álbum. O pianista mantinha cadernos de anotações nos quais escrevia motivos musicais, trechos literários e até contas de mercearia. As Bagatelas, cujo nome significa coisas sem importância, são o fruto da organização desses motivos que muito preveem as futuras peças características do Romantismo.
Durante todo o recital, a história de cada compositor se mistura com sua obra e a interpretação do pianista revela a emoção daquele momento: gratidão, devoção, êxtase, felicidade, paixão, loucura e nostalgia. O projeto tem apoio do ProAC Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Protocolos de Segurança
Os concertos presenciais no Theatro Municipal de São Paulo seguem todos os protocolos de segurança e prevenção à propagação do Coronavírus (Covid-19) e as orientações do Plano São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo para retomada consciente das atividades. Ao público espectador presente na Sala de Espetáculos, é necessário seguir as recomendações de segurança estipulados no Manual do Espectador, disponível aqui.