Notícias
11 de setembro de 2018

Coral Paulistano interpreta grandes nomes da Música Coral Francesa

Com as regentes Naomi Munakata e Maíra Ferreira, grupo se apresenta na Sala do Conservatório em 18 de setembro

O Coral Paulistano, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, instituição da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta repertório de grandes nomes da Música Coral Francesa na Sala do Conservatório, em 18 de setembro, às 20h.

Sob a regência de Naomi Munakata e Maíra Ferreira, o grupo abre o concerto com  Éloge, primeira parte de Deux Poèmes, e Quatrains Valaisans, do músico marselhês Darius Milhaud e continuam com Aurore, que integra o ciclo Trois Poèmes, de Jean Françaix, nascido no noroeste do país, em Les Mans.

De Maurice Ravel, o grupo interpreta Trois Chansons. De Francis Poulenc, La Blanche Neige, A Peine Défigurée, Belle et Ressemblante e Luire de Sept Chansons. Já de Claude Debussy, a partir de textos de Charles d’Orleans, Trois Chansons. D’Orleans é autor de mais de 500 poemas que foram escritos, em sua maioria, durante seus 25 anos como prisioneiro de guerra.

Gabriel Fauré figura no programa na interpretação que o Coral Paulistano faz de Le Ruisseau. O grupo ainda apresenta Hymne, composta em 1888 por César Franck que, apesar de ter nascido na Bélgica, mudou-se aos 15 anos de idade para Paris e naturalizou-se francês.

Coral Paulistano
Com a proposta de levar a música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo, em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, foi criado o Coral Paulistano. O então diretor do Departamento Municipal de Cultura queria mostrar à elite paulistana a importância do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época e que era até então desconhecida.
Marco da história da música em São Paulo, o grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 2013, o Coral foi novamente fortalecido e revalorizado. Com uma programação extensa de apresentações de música brasileira erudita em diferentes espaços da cidade, renovou seu fôlego e retomou suas atividades resgatando sua autenticidade.
Atualmente o Coral Paulistano  tem como regente titular a maestrina Naomi Munakata e a maestrina Maíra Ferreira como regente assistente. O grupo integra a Fundação Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

Naomi Munakata
Naomi Munakata iniciou os estudos musicais ao piano aos 4 anos e começou a cantar aos 7, no coral regido por seu pai, Motoi Munakata. Formou-se em Composição e Regência em 1978, pela Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo, na classe de Roberto Schnorrenberg. A vocação para a regência começou a ser trabalhada em 1973. Anos depois, essa opção lhe valeria o prêmio de Melhor Regente Coral, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Estudou ainda regência, análise e contraponto com Hans Joachim Koellreutter e viajou à Suécia para estudar com o maestro Eric Ericson. Aperfeiçoou-se em regência na Universidade de Tóquio. Foi regente do Coral Sinfônico do Estado de SP de 1995 a 2000 (ULM) e do Coro da Osesp de 2001 a 2015. Atualmente, é a regente titular do Coral Paulistano.

Maíra Ferreira
Maíra Ferreira é bacharel em regência e em piano pela UNICAMP e possui mestrado em regência pela universidade Butler em Indianápolis (EUA), sob orientação do maestro Henry Leck. Atualmente, é regente do Coro Adulto da Escola Municipal de Música e do Coral Avançado do Instituto Baccarelli. Entre 2013 e 2015, foi pianista correpetidora do Butler Chorale e Butler Opera Theater, regidos por Eric Stark, além de atuar como regente assistente do Butler University Choir. Especializada em coros infantojuvenis, atuou também no Indianápolis Children’s Choir, grupo com grande destaque no cenário coral mundial.

 

Serviço

Música Coral Francesa
Coral Paulistano

Éloge (Deux Poèmes) | D. Milhaud
Quatrains Valaisans| D. Milhaud
Aurore (Trois Poèmes) | J. Françaix
Trois Chansons | M. Ravel
La Blanche Neige (Sept Chansons) | F. Poulenc
A Peine Défigurée (Sept Chansons) | F. Poulenc
Belle et Ressemblante (Sept Chansons) | F. Poulenc
Luire (Sept Chansons) | F. Poulenc
Trois Chansons | C. Debussy
Le Ruisseau | G. Fauré
Hymne | C. Franck

Naomi Munakata – regente
Maíra Ferreira – regente
Renato Figueiredo – piano
Rosana Civile – piano

Local: Sala do Conservatório – Praça das Artes (Av. São João, 281 – Centro – 200 lugares)
Data: Terça-feira, 18/9, 20h.
Duração: aprox. 60 min.
Classificação indicativa: livre (indicado para maiores de 7 anos)

Ingressos: R$ 20 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)
*Não será permitida a entrada após o início da apresentação

 

Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site www.theatromunicipal.org.br.

Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Telefone: 3053-2090

Horário da Bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 17h

Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.