Notícias
14 de julho de 2017

Para criança: Municipal volta a apresentar Pedro e o Lobo e Sampa, Cidade Dadá neste final de semana

Espetáculos infantis contam com a participação da Orquestra Experimental de Repertório e da Cia. Imago

Um dos sucessos desta nova temporada do Theatro Municipal de São Paulo é a série Meu Primeiro Municipal voltada para o público infanto-juvenil. Neste sábado (15), às 12h, a Orquestra Experimental de Repertório apresenta dois programas seguidos: Sampa, Cidade Dadá (com regência de Jamil Maluf) e Pedro e o Lobo (com regência de Thiago Tavares).

Sampa, Cidade Dadá lança um olhar cênico para a peça Guia Orquestral para a Juventude, do britânico Benjamin Britten. A obra tem um caráter pedagógico e permite que o público conheça as diferentes famílias de instrumentos. Enquanto a orquestra toca a peça, o músico Luis Fernando Dutra, que será o narrador, apresenta os instrumentos de madeira, metais, cordas e percussão.

No palco, objetos cênicos representam a identidade da Capital Paulista. Cartões postais da cidade de São Paulo, como o Masp, a Oca do Ibirapuera, o Copan e o Memorial da América Latina criam vida seguindo o andamento da música de Britten.

Toda essa atmosfera paulistana será criada por meio da técnica do teatro negro. Com isso, sob um jogo de luz e sombra, mecanismo em que os manipuladores tornam-se invisíveis ao olhar do espectador, os bonecos e os objetos cênicos vão se mover livremente. Prédios, museus, obras de artes e até mesmo animais aparecem/ desaparecem num piscar de olhos.

Pedro e o Lobo

A fábula musical Pedro e o Lobo é do compositor russo Sergei Prokofiev. Também com narração de Luis Fernando Dutra, a composição conta a história do valente Pedro que para proteger os animais tenta capturar um lobo muito feroz.

Também com o objetivo pedagógico, Prokofiev compôs essa obra para mostrar a sonoridade dos diversos instrumentos. Assim, a flauta representa o passarinho; as cordas, Pedro; o som do clarinete é o gato, e a ferocidade do lobo vem das trompas.

No palco do Municipal, os personagens serão encenados por bonecos. Além disso, a apresentação com truques musicais e cores exuberantes nos cenários torna ainda mais cativante a música de Prokofiev.

Serviço:

> Sábado (15.07), às 12h

Orquestra Experimental de Repertório

Cia. Imago

Fernando Anhê, direção

Luis Fernando Dutra, narração

Programa:

Sampa, Cidade Dadá

Jamil Maluf, regência

Pedro e o Lobo

Thiago Tavares, regência

Ingressos: R$ 30 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)

Na bilheteria ou pelo www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo

Capacidade: 1.500 lugares

 Duração: aproximadamente 60 min.