Notícias
02 de outubro de 2017

O melhor da música sinfônica espanhola do século XX no Theatro Municipal de São Paulo

Conduzido pelo maestro espanhol Cristóbal Soler, um dos mais importantes regentes de sua geração, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo apresenta O Sinfonismo Espanhol do Século XX, com composições de Enrique Granados, Manuel de Falla e Joaquín Turina, três nomes fundamentais da música sinfônica do século passado. O concerto tem a participação da mezzosoprano espanhola Lorena Valero e acontecerá no dia 13 de outubro, no Theatro Municipal de São Paulo para celebrar o Dia Nacional da Espanha.

Composto por um repertório que mostra a forte influência da música popular e folclórica no século passado na Espanha, O Sinfonismo Espanhol do Século XX apresentará “La maja y el ruiseñor” e “Intermezzo”, ambas peças da ópera “Goyescas”, de Enrique Granados. Inspirada nas obras do pintor Francisco de Goya, por quem o compositor tinha uma grande admiração, estas composições e “Las majas dolorosas” tentam recriar o ambiente de Madri do final do século XVIII e começo do XIX, e sua melodia está impregnada de cromatismo.

“El amor brujo”, de Manuel de Falla, uma das composições espanholas mais universais também faz parte do programa. Este trabalho, onde o compositor evoca o mundo cigano, mostra uma forte influência do folclore e da música popular andaluza.

Do programa também consta ‘Danzas fantásticas”, a obra mais importante do compositor Joaquín Turina. São três danças inspiradas no romance La Orgía, de José Mas, e estão compostas pelas peças: Exaltación, Ensueño e Orgía.

O Sinfonismo Espanhol do Século XX é uma produção da Embaixada da Espanha em Brasília em parceria com o Theatro Municipal de São Paulo, conta com o apoio de Acción Cultural Española (AC/E) e diversas empresas.