Notícias
04 de dezembro de 2017

Municipal na Cidade: masterclass com Ismael Ivo e criações dos bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo movimentam Santo Amaro em dezembro

Escola de Dança de São Paulo ganha extensão para cursos gratuitos no Centro Cultural Santo Amaro

 

A Secretaria Municipal de Cultura e o Balé da Cidade de São Paulo, um dos grupos artísticos da Fundação Theatro Municipal de São Paulo lançam o projeto Asas para Voar. A missão é desenvolver ações artísticas de forma descentralizada, levando diversas linguagens aos teatros e ou centros culturais, propondo ações e fruição para a população local.

Para marcar a estreia do projeto no dia 06 de dezembro, às 10h, Ismael Ivo, diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo, vai ministrar a masterclassCorpo a Corpo. Durante a oficina, os participantes são incentivados a desenvolver a capacidade de improvisação e composição dentro do balé contemporâneo.

A aula é gratuita e aberta a todos os bailarinos da cidade, incluindo alunos das mais diversas escolas de dança existentes em Santo Amaro.  As inscrições devem ser realizadas no no próprio dia 6 com 1 hora de antecedência. A oficina se realizará no Centro Cultural Santo Amaro.

Após a masterclass, o Asas Para Voar, se volta para apresentações artísticas em espaços tradicionais e descentralizados do município e estreia, no Teatro Paulo Eiró, também em Santo Amaro, diferentes espetáculos pensados por jovens coreógrafos/bailarinos que integram o Balé da Cidade de São Paulo, sob supervisão de Ismael Ivo. O projeto lança uma plataforma de diálogo coreográfico e de experimentalismo na dança contemporânea com uma série de apresentações de seus projetos individuais. “O Balé da Cidade cumpre sua função como um laboratório de experiências e um incubador de novas expressões artísticas. Um investimento para criar asas e levantar vôo em direção a uma futura geração de coreógrafos- “artistas da dança” – com criatividade, excelência artística e liberdade”, afirma Ismael Ivo.

Cursos gratuitos | Escola de Dança de São Paulo

Ainda na zona sul, a Escola de Dança de São Paulo, da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, tem o objetivo de expandir os cursos livres aplicados no centro de São Paulo para as regiões mais próximas da população. O início desta extensão será no Centro Cultural Santo Amaro que tem previsão de inauguração em março de 2018.

Nele, serão ministrados cursos gratuitos de balé clássico, para crianças e adultos, iniciantes, intermediários e avançados. Os interessados também poderão se inscrever para aulas de danças brasileiras, Hip Hop e Contemporâneo. O diferencial também serão turmas de preparação para crianças de 7 e 8 anos ingressarem no curso regular de formação da Escola de Dança de São Paulo, com duração de 9 anos. “Esta unidade da Escola de Dança de São Paulo permite que os alunos atuais e futuros moradores da zona sul de São Paulo não precisem atravessar a cidade para usufruir dos benefícios desta tão importante instituição”, afirma o secretário municipal de cultura e diretor geral da Fundação Theatro Municipal, André Sturm.

Asas para Voar | Coreografias

Ao todo serão oito coreografias apresentadas ao longo dos dias 07, 08 e 09 de dezembro, às 21h, e no dia 10, às 19h, gratuitamente, no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes de cada espetáculo.

O trabalho Sonare, da bailarina Ariany Dâmaso, pretende retratar o universo de Beethoven na composição “Sonata n° 14 – ao Luar”. Já Quando tudo for peso, Leve-me, de Manuel Gomes, explora as relações de causa e efeito por meio de um personagem principal que tenta se desprender das influências que o cercam. Rua Luiz Porrio 449 Ap 11, do Bruno Gregório, se centra em três facetas de uma mesma pessoa: João, Júlia e Pedro. O bailarino Fabio Pinheiro se inspirou na lendária história da Eva e da Serpente para a criação de VenenoAfeto, de Jaruam Miguez, propõe uma reflexão sobre este sentimento. O Som do Silêncio, de Igor Vieira, permite ao espectador um novo questionamento sobre a Experiência de Quase Morte (EQM), a curiosidade em torno do desconhecido e as sensações vindas de explicações sobre a EQM.  Mutare, de Luiz Crepaldi,  reflete de forma ritualista a busca por ascensão espiritual. Por último, Um Pulo no Escuro, do ex-bailarino da companhia, Raymundo Costa, foca em diferentes aspectos de uma relação de amizade e busca traduzir em movimentos, os sentimentos, ações e reações que sucedem entre duas pessoas que se tornam amigas.

Sobre o Teatro Paulo Eiró

O Teatro Paulo Eiró é patrimônio histórico da cidade de São Paulo, tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental desde 1992. Atualmente a capacidade de público é para 468 pessoas, dentre as quais 12 são cadeirantes. Em janeiro de 2017, na administração do Secretário André Sturm, o Teatro Paulo Eiró passou a ser dirigido pela atriz, escritora e jornalista, Monalisa Vasconcelos.

Após anos de reformas, o Teatro Paulo Eiró reabriu ao público renovado em março deste ano. Apenas em 2017, mais de 50 grupos se apresentaram no espaço e cerca de 16 mil pessoas prestigiaram as mais de 160 obras. “A honra de encerrar a nossa Temporada 2017 com Asas pra Voar, do Balé da Cidade de São Paulo, sem dúvida, eleva e coroa essa retomada de indiscutível êxito”, afirma Monalisa Vasconcelos, coordenadora do Teatro Paulo Eiró.

Já passaram por seus 350 m² de palco, grandes artistas, como Paulo Autran com o monólogo “O Quadrante”, Os Demônios da Garoa, Língua de Trapo, Chico César, Edson Celulari com peça “Calígula” e Fernanda Montenegro com “Dona Doida”. E, mais recentemente, Elza Soares, com o show “Mulher do Fim do Mundo”, Zeca Baleiro, Denise Fraga, com “Galilei Galilei” e Rodrigo Lombardi, com o musical “Urinal”.

SERVIÇO:

Masterclass com Ismael Ivo | Centro Cultural Santo Amaro

DATA: quarta, 06.12, às 10h

INGRESSOS: gratuitos [retirada de senha com 1h de antecedência]

LOCAL: Centro Cultural Santo Amaro | Avenida João Dias, 822 | Santo Amaro

 

Programação:

10h – Anúncio da Unidade Sul da Escola de Dança de São Paulo.

A Cia Jovem da Escola de Dança de São Paulo (formada por ex alunos) apresenta Valsa das Flores, trecho do O Quebra Nozes, de Tchaikovsky.

Masterclass CORPO A CORPO, com Ismael Ivo, diretor do Balé da Cidade de São Paulo

 

ASAS PARA VOAR | Teatro Paulo Eiró

DATAS: 7, 8 e 9. 12, às 21h e 10.12, às 19h [quinta, sexta, sábado e domingo]

DURAÇÃO: 50 minutos

LOCAL: Teatro Paulo Eiró | Av. Adolfo Pinheiro, 765 | Santo Amaro

INGRESSOS: gratuitos [retirada de senha com 1h de antecedência]

CLASSIFICAÇÃO: Livre

 

Programação 1

7.12 e 8.12, às 21h

Sonare | Coreógrafa: Ariany Dâmaso

Um Pulo no Escuro | Coreógrafo: Raymundo Costa
Quando tudo for peso, leve-me | Coreógrafo: Manuel Gomes
Mutare | Coreógrafo: Luiz Crepaldi

 

Programação 2

9.12, às 21h  e 10.12, às 19h

Rua Luiz Porrio 449, Ap. 11 | Coreógrafo: Bruno Gregório

Afeto | Coreógrafo: Jaruam Miguez

Veneno | Coreógrafo: Fabio Pinheiro

Som do Silêncio | Coreógrafo: Igor Vieira

 

Informações para a imprensa _ Theatro Municipal:

Vanessa Beltrão| vanessa.beltrao@institutoodeon.org.br | 4571.0488

Larissa Olim |larissa.olim@approach.com.br |3846-5787  r 70 

 

Informações para a imprensa _ Secretaria Municipal de Cultural

Giovanna Longo |giovannalongo@prefeitura.sp.gov.br | 3224.0201

Carolina Bressane |cbressane@prefeitura.sp.gov.br |3224.0201