Notícias
30 de julho de 2015

MUNICIPAL NA CIDADE

A Fundação Theatro Municipal de São Paulo lançou o Municipal na Cidade, que promoverá ao longo do segundo semestre de 2015 mais de 130 apresentações gratuitas em vários espaços da cidade de São Paulo, como terminais municipais de ônibus, CEUs, igrejas, centros culturais, além de eventos na Praça das Artes, e no próprio Theatro Municipal. O projeto é fruto da parceria da Fundação Theatro Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura/Circuito São Paulo de Cultura e do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural com as secretarias municipais de Educação e de Transportes e a SP-Trans.

O projeto leva a já reconhecida excelência dos grupos artísticos do Municipal a novos espaços e públicos da Cidade. “Queremos fazer uma verdadeira ocupação do espaço público, levando o que o Theatro Municipal faz de melhor para todas as regiões e todas as pessoas”, destaca o maestro e diretor artístico John Neschling.

Dentre as atividades destacam-se 20 intervenções dos grupos artísticos do Municipal em cinco grandes terminais de ônibus (Parque Dom Pedro II, Capelinha, Pirituba, Cidade Tiradentes e Sacomã). Os motoristas e cobradores de ônibus também serão convidados para um concerto especial no Theatro Municipal.

O “Municipal na Cidade” inclui ainda apresentações em CEUs, Igrejas, Galeria Olido e no Cemitério da Consolação. Com a Secretaria de Educação, o Municipal promoverá 59 concertos didáticos para alunos de escolas municipais e realizará ensaios abertos das de óperas para os professores e seus familiares (saiba mais neste link.) O Theatro Municipal também abre também suas portas para apresentações gratuitas da Orquestra Sinfônica Municipal, para 20 apresentações na escadaria interna do Theatro com as portas abertas para a Praça Ramos de Azevedo, e para uma série de concertos da Orquestra Experimental de Repertório e do Coral Paulistano intitulada “Concertos de Jeans e Camiseta”, com músicos e maestro trajando roupas informais. Todas as ações do Municipal na Cidade passarão a integrar o Circuito São Paulo de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura.

“Após receber um público de mais de 300 mil pessoas em 2014 nos eventos do Theatro e da Praça das Artes, com apresentações sempre lotadas, chegou o momento do Municipal se abrir ainda mais para a cidade, que tanto orgulho tem de seu principal teatro”, afirma José Luiz Herencia, diretor geral da Fundação.

O “Municipal na Cidade” contará com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal, Coral Paulistano Mário de Andrade, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Escola de Dança de São Paulo e Escola Municipal de Música, todos da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Confira neste link  os eventos do Municipal na Cidade abertos ao público (selecionar a série “Municipal na Cidade” no menu de filtros de busca.)