Notícias
29 de outubro de 2018

Municipal de portas abertas: saguão do Theatro tem entrada livre todas as terças

Público poderá conhecer o espaço e tirar fotos das 10h às 16h; Ação começa em novembro

A partir de novembro, o saguão do Theatro Municipal de São Paulo estará aberto semanalmente todas às terças-feiras, das 10h às 16h. Esta é mais uma oportunidade para o público conhecer um dos espaços deste prédio histórico e tirar fotos. A ação começa no próximo dia 06.

A iniciativa é diferente das visitas guiadas que acontecem de quarta a sábado em diferentes faixas de horários, com duração aproximada de 1 hora e meia. Nessas, os visitantes são acompanhados por educadores que contam detalhes e curiosidades da história e da arquitetura de todo o prédio histórico e da Praça das Artes, espaço que faz parte do complexo Theatro Municipal de São Paulo.

O Theatro Municipal foi inaugurado em setembro de 1911 como um grande símbolo das aspirações cosmopolitas do início do século 20 para a cidade de São Paulo. Em seus 107 anos de história, o prédio histórico do arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi já foi palco de grandes produções de óperas, balés e concertos. Dentre eles Otello, Carmen, Thaís, A Flauta Mágica, La Bohème, Salomé, La Traviata, O Cavaleiro da Rosa, Orfeu.

Além disso, foi cenário da Semana de 22, um dos principais eventos da história das artes no Brasil. Atualmente possui seis grupos artísticos: Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano, Orquestra Experimental de Repertório e uma programação semanal intensa.

Em setembro de 2017, o Instituto Odeon firmou parceria com a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Theatro Municipal para a gestão do Theatro Municipal de São Paulo, um dos mais importantes teatros do Brasil e cartão postal da capital paulista.