Notícias
17 de novembro de 2017

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESCOLA DE DANÇA DE SÃO PAULO

O curso é gratuito e conta com disciplinas como composição, história da dança, repertório, entre outras. Os interessados devem se inscrever até o dia 24 de novembro. 

Uma das mais renomadas instituições de formação de bailarinos, a Escola de Dança de São Paulo, que integra a Fundação Theatro Municipal de São Paulo, abre as inscrições para as turmas do 1° ao 4° ano do ciclo fundamental e 5° ano do ciclo intermediário. Os interessados devem se inscrever até 24 de novembro exclusivamente por meio eletrônico, com envio de documentos e ficha de inscrição, disponíveis no site do Theatro Municipal (theatromunicipal.org.br). As aulas são gratuitas.

O programa é dividido em três ciclos: fundamental, intermediário e profissionalizante. A primeira etapa, o Ciclo Fundamental – duração de 4 anos – tem como objetivo dar oportunidade de vivência e experimentação na dança. Já no Ciclo Intermediário, o treinamento físico e cênico é intenso. Nesta fase – 3 anos – o aluno amplia os seus conhecimentos em dança e tem oportunidade de participar de diversos espetáculos.

Ao todo são 125 vagas, distribuídas para o 1º ano do Ciclo Fundamental  (para nascidos em 2009 e 2010), 2º ano do Ciclo Fundamental matutino (nascidos em 2008 e 2009), 3º ano do Ciclo Fundamental matutino (nascidos em 2007 e 2008), 4º ano do Ciclo Fundamental matutino (nascidos em 2006 e 2007) e 5º ano do Ciclo Intermediário vespertino (para nascidos em 2005 e 2006).

Durante o curso, o aluno desenvolverá sua vocação artística e técnica, através de disciplinas como Música e Canto aplicados à Dança, Teatro, Técnica de Balé Clássico, Composição, História da Dança, Repertório, Técnica de Dança Moderna/Contemporânea, Danças Populares. A formação também proporciona o desenvolvimento da capacidade criativa, de pesquisa e de apreciação crítica para futuro desempenho profissional como intérpretes da dança.

Processo Seletivo

Após o término das inscrições, a Escola dá início ao processo seletivo, que se estende até o dia 14 de dezembro. Os critérios de seleção estão disponíveis no edital do processo seletivo no site www.theatromunicipal.org.br na seção Escola de Dança.

No processo para as turmas do 1° e 2° ano  do ciclo fundamental não é exigido conhecimento prévio em dança. Já os candidatos das turmas dos 3°, 4° e 5° ano terão que passar por uma avaliação técnica de balé clássico.  Os resultados serão publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no dia 20 de dezembro de 2017 e também no site do Theatro. As matrículas iniciam-se no dia 22 de janeiro e vai até o dia 26 do mesmo mês. As aulas começam em 5 de fevereiro de 2017.

A Escola

Fundada em 1940, como Escola Experimental de Dança Clássica, a Escola de Dança de São Paulo é há mais de 75 anos o principal centro de ensino de dança do município de São Paulo, com cursos gratuitos oferecidos a crianças, jovens e adultos. Atualmente atende mais de 800 alunos vinculados a uma ampla proposta curricular especializada em dança.

A Escola também oferece cursos abertos à comunidade e ministrados pelo mesmo corpo docente. Os Cursos Livres para Adultos são cursos diversos de duração limitada (8 meses) para alunos acima de 18 anos, que já possuem algum contato anterior com dança e, os Cursos Preparatórios para Crianças introduzem os fundamentos da dança para crianças entre 8 e 12 anos. Em 2017, a bailarina e coreógrafa renomada Priscilla Yokoi assumiu a direção da Escola de Dança.