Notícias
07 de abril de 2016

Flash Mob do Quarteto da Cidade no Terminal Bandeira

Apresentação faz parte de série de atividades que propõe levar quadros artísticos do Theatro Municipal para as ruas da cidade.

Os usuários do transporte coletivo que passaram pelo Terminal Bandeira, no centro, no fim da tarde da sexta-feira, 1º/4, tiveram uma grande surpresa antes de iniciar a viagem de volta para casa. Assim que embarcavam nos ônibus, em especial nas linhas que iam para o Terminal Capelinha, na zona sul, os passageiros eram surpreendidos por violinos, viola e violoncelo nos corredores do coletivo: o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Fundado em 1935, por iniciativa de Mario de Andrade, ainda com o nome de Quarteto Haydn, a atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Robert Suetholz.

“É uma experiência muito louca, porque o instrumento é acústico e temos uma limitação de som, mas, ao mesmo tempo, tem uma interação diferente com o público, que, apesar de ser um tempo curto, se surpreende por não imaginar ver um quarteto de corda dentro do ônibus. E não é qualquer quarteto, é o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Tem gente que ficou triste de não seguirmos viagem. Queriam que continuássemos”, disse o violinista Nelson Rios.

A auxiliar administrativa Juliana Aparecida Victorelli, 26 anos, aguardava o ônibus na fila quando viu os músicos dentro do coletivo que estava para sair. “Não é o tipo de música que gosto, mas é muito bom e agradável você ouvir uma música boa depois de trabalhar e ficar estressado”, disse.

A apresentação faz parte de uma série de atividades que propõe levar quadros artísticos do Theatro Municipal para as ruas da cidade de São Paulo. Além de dois ensaios abertos da Orquestra Experimental de Repertório na Praça das Artes, cantores do Coro Lírico Municipal se apresentaram na Livraria Cultura no dia 29 de janeiro. Durante todo o ano passado, por meio do programa Municipal na Cidade, mais de 130 apresentações do Coro Lírico Municipal, da Orquestra Sinfônica Municipal, do Coral Paulistano Mário de Andrade e do Balé da Cidade de São Paulo foram realizadas em diferentes locais como terminais de ônibus e Centros Educacionais Unificados (CEUs).