Calendário

Eventos

Notícias
30 de abril de 2015

#eunomunicipal: Família Guarnieri no Palco de São Paulo

Um Homem Só, ópera em cartaz no Theatro Municipal até 2 de maio, foi composta na década de 60 por Camargo Guarnieri com libreto escrito pelo dramaturgo e ator Gianfrancesco Guarnieri. A ópera conta a história de José Pires de Assunção — homem simples, pequeno funcionário, pai de um filho, dono de um canário cantador e de um cachorro vira–lata chamado Barão, amigo único de um único amigo, Antônio. José  sucumbe diante dos problemas, barreiras, rotinas que lhe são impostos pela vida cotidiana.
A ópera estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 21 de outubro de 1962, sob regência do maestro Edoardo de Guarnieri (pai de Gianfrancesco.)
Gianfresco Guarnieri foi casado com a jornalista Cecilia Thompson, com quem teve os filhos Flavio e Paulo, também atores. Cecilia esteve no Palco de São Paulo com os filhos, netos e com a nora para assistir às óperas Um Homem Só / Ainadamar (Osvaldo Golijov).
A família Guarnieri tem vínculos com o Municipal de São Paulo desde a época em que o maestro Edoardo de Guarnieri regia concertos no Theatro. Abaixo, fotos gentilmente cedidas por Cecilia Thompson e o registro da família no dia em que vieram assistir à ópera Um Homem  Só.