Calendário

Eventos

Notícias
02 de dezembro de 2019

Espetáculo de encerramento de ano da Escola de Dança de São Paulo

ESPETÁCULO DE ENCERRAMENTO DE ANO DA ESCOLA DE DANÇA DE SÃO PAULO



O Quebra-Nozes
O Quebra Nozes, balé em 2 atos, estreou em 1892, no Imperial Mariinsky Theatre, em São Petersburgo, então capital da Rússia imperial. Originalmente coreografado por Marius Petipa e Lev Ivanov com partitura de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, o libreto é adaptado da história de E.T.A. Hoffmann “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”.

O balé desfruta de enorme popularidade desde o final dos anos 1960 e é realizado por inúmeras companhias de dança do mundo, principalmente durante a temporada de Natal.

A partitura, que se tornou uma das mais famosas composições de Tchaikovsky, tem sido usada em várias adaptações cinematográficas da história de Hoffmann.

Enredo
A história começa na véspera de Natal, na casa dos Stahlbaum. A jovem Clara Stahlbaum recebe um boneco quebra-nozes de seu padrinho, o mago Herr Drosselmeyer.

Clara fica encantada com o presente, e seu irmão enciumado, tenta arrancá-lo dela a todo custo. O menino acaba por pegar o boneco que acaba quebrado, Clara fica desolada.

Herr Drosselmeyer conserta o quebra nozes com seu lenço e garante a Clara que tudo ficará bem.

A menina acaba dormindo e sonha que volta ao lugar onde deixou seu boneco, nesse momento um exército de ratos, liderado pelo maligno Rei Rato, invade a sala de Clara e o Quebra-Nozes e os outros bonecos milagrosamente ganham vida para combater os roedores. Os bonecos saem vitoriosos e os ratos derrotados desaparecem.

É nesse momento que o quebra nozes leva Clara a uma jornada por um mundo mágico, passando pelo Reino das Neves, até chegar a Confituremburg, a Terra dos Doces, onde eles conhecem a Fada Açucarada e seu cavaleiro. Os habitantes da da Terra dos Doces apresentam aos visitantes a Dança Espanhola, Dança Árabe, a Dança Chinesa, os Cossacos Russos, Flautistas e a gloriosa Valsa das Flores. Ao final dessa viagem fantástica, Clara acorda e percebe que está de volta a sua casa.

Será que foi um sonho?


Serviço

Quando:
Dia 04 de Dezembro – 20h
Dia 05 de Dezembro – 20h
Dia 06 de Dezembro – 20h
Dia 07 de Dezembro – 16h e 20h
Dia 08 de Dezembro – 14h

Onde: Theatro Municipal Praça Ramos de Azevedo s/n
Tempo de duração: 120 minutos
Classificação: Livre

Ficha Técnica O Quebra Nozes
Coordenador Artístico | Luiz Fernando Bongiovanni
Remontagem | Guivalde de Almeida, Thaís de Assis e Equipe EDASP
Cenografia | José Roverato
Figurinos | Acervo Escola de Dança de São Paulo

Elenco
Clara – Nicole Magalhães ou Maria Eduarda Lima Coelho
Quebra-Nozes – Heitor Valiengo ou Cesar Augusto Neves Ferreira
Herr Drosselmeyer /Padrinho – Welton Nascimbene ou Alexandre Fernandes
Fritz – Wendell Teles ou Guilherme Thimóteo Marques
Rei dos Ratos – Lincon Sampaio Nascimento ou Lucas da Silva Santos
Rainha das Neves – Stephanie Libretti ou Nathália Silva do Carmo
Príncipe das Neves – Murilo Bezerra Magdaleno ou João Felipe
Fada Açucarada – Priscila Oliveira ou Larissa Stephanie
Príncipe – Murilo Bezerra Magdaleno
Cavalheiros – Cesar Augusto Ferreira e João Felipe
Mãe – Patricia Silva Paiva de Carvalho
Pai – Joseph Lopes
Mensageiro – José Francisco Santos Junior
Criadas – Vitória de Campos Martins, Alanis Aiko Oliveira Tamashiro, Maria Fernanda Poloni

 

Escola de Dança de São Paulo
A Escola de Dança De São Paulo é, há quase 80 anos, o principal centro de ensino de dança do município de São Paulo e oferece cursos gratuitos a crianças, jovens e adultos. Atualmente, atende mais de 1.000 alunos vinculados a uma ampla proposta curricular especializada em dança.

A EDASP oferece três programas distintos. O Programa de Formação tem como objetivo desenvolver a vocação artística e técnica por meio de uma grade curricular que promove o contato com diferentes modalidades durante 9 anos. O Programa dos Cursos Livres é voltado para todos os públicos e idades e é ministrado pelo mesmo corpo docente do Programa de Formação, as aulas acontecem na Praça das Artes e no Centro Cultural Santo Amaro. O Programa Ballet Jovem desenvolve o trabalho de preparação artística, por meio de aprimoramento das habilidades técnicas em dança, e promove a transição ao nível profissional.

Administrada pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo desde 2012, quando passou a ocupar dois andares do novo endereço na Praça das Artes, a Escola de Dança de São Paulo integra a Diretoria de Formação da Fundação Theatro Municipal, juntamente com a Escola Municipal de Música, a Orquestra Experimental de Repertório e o Opera Studio.