Notícias
01 de julho de 2016

Dança, performance e música na programação gratuita de julho do Municipal e da Praça das Artes

Mês de férias com programação gratuita da Praça das Artes e dos grupos artísticos da Fundação Theatro Municipal! No primeiro dia do mês, 1º/7, sexta-feira, às 17h, o octeto de música instrumental improvisada com regência, Gestos Sonoros, faz música orgânica, viva e espontânea, baseada em estudos de ritmos e elementos da música brasileira e do mundo. Os músicos exploram diferentes timbres e instrumentações durante o show, criando diferentes climas e dinâmicas, deixando espaço para a improvisação jazzística. Para esta apresentação o convidado é o percussionista e compositor brasileiro Caíto Marcondes.

No sábado, 2/7, a Cia Perversos Polimorfos realiza “Ensaios Perversos”, das 18h às 24h, no Espaço de Convivência, no primeiro andar da Praça. A entrada é gratuita. A ação cultural propõe gerar um espaço de troca de experiências e diferentes pontos de vista sobre a dança contemporânea. Com sete horas de duração, “Ensaios Polimorfos” reúne diferentes formas de expressão artística, criando um espaço de discussão, troca e apresentação de temas emergentes para esta forma de expressão. O evento se divide em uma recepção, seguida de um encontro aberto ao público, com especialistas da dança contemporânea. Depois, acontece a apresentação de artistas e grupos e, por fim, às 22h30, um encerramento com lounge, bar e DJ.

Até o final do mês, a Praça recebe ainda diversos coletivos de arte, música e dança, buscando a interação direta com o público. O projeto Presença Permeável, que acontece dias 8/7 e 15/7, conta com duas performances com Camila Valones, Maíra Vaz Valente, Ellen Gruber e Renan Marcondes. No dia seguinte, 9/7, também na Marquise, acontece a Oficina Colaborativa de Modelo Vivo. Nela, os próprios artistas se revezam posando para os colegas. Toda e qualquer pessoa pode participar e não é necessária experiência prévia em desenho ou como modelo, a ideia é experimentar novas possibilidades. Em 21/7, às 15h, acontece uma Oficina de Dança, com a Cia de Dança sem fronteiras. E em 30/7, último sábado do mês, o Coletivo Meio Fio realiza a “Geografias Bordadas: linhas entre literatura e cidade”, entre 14h e 17h, na Marquise.

O Festival Internacional de Música Experimental também invade a Praça, no dia 20/7, às 18h e às 20h. A segunda edição do FIME acontece de 16 a 30 de julho, em diversos espaços culturais da cidade. O tema deste ano é “A Ideia de Limite”. Os espetáculos que acontecem na Marquise e no Espaço de Convivência, no primeiro andar, serão: “O Brasil não chega às oitavas”, com Henrique Iwao, e “Mandala”, com o húngaro David Somló.

BALÉ DA CIDADE

Na quarta edição do projeto Dançographismus, iniciado em 2014, o Balé da Cidade de São Paulo abre novamente espaço para que alguns de seus intérpretes possam experimentar a criação, visando o surgimento de talentos coreográficos.

Dessa forma, o Balé dá suporte a estes jovens, oferecendo sua estrutura profissional para que mostrem o resultado de pesquisas e trilhem outros caminhos, como assistentes de coreografia e criação, professores de dança clássica e contemporânea, figurinistas, iluminadores e compositores. As apresentações de Dançographismus IV são gratuitas e acontecem na Galeria Olido, de 7 a 10/7 e 14 a 17/7.

PALESTRA LADY MACBETH

A temporada lírica 2016 do Theatro Municipal segue para a segunda ópera do ano, Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk, do compositor russo Dmitri Shostakovich, que estreia dia 12/7. Na semana que antecede a estreia, no dia 9/7, às 17h, o compositor, maestro e compositor Paulo Maron fará palestra sobre a ópera na Sala do Conservatório, na Praça das Artes. A palestra é gratuita e a acomodação é feita por ordem de chegada, sujeita à disponibilidade de lugares.

EXPOSIÇÕES

A exposição “Concretude Correlata” continua na Sala de Exposições da Praça das Artes, até 28/8, com entrada franca. “Concretude Correlata” é uma seleção de obras do Acervo da Cidade, que procura discutir as possíveis conotações da questão espaço. As obras são de artistas renomados, como Caio Reisewitz, Cildo Meireles, João Musa, José Frota, Mariana Galender, Mônica Nador, Luiza Baldan, Milton Machado, Paulo Climachauska, Rochele Costi, Rubens Mano e Valérie Dantas Mota.

A Praça abriga, ainda, a exposição permanente “Quadra 27 – O Projeto Arquitetônico da Praça das Artes”, gratuita e inaugurada em 24/6. A partir do material de pesquisa que resultou na publicação “Praça das Artes”, lançado pela editora Azougue, com organização de Victor Nosek, e sobre o projeto dos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, sob encomenda do então secretário Municipal da Cultura Marcos Cartum, a ideia da exposição é exibir reproduções ampliadas em textos e fotografias da história dessa construção. Uma ação que visa suplantar o interesse e procura pela premiada arquitetura da Praça, entendendo este como sendo um dos pontos fortes da identidade e vocação desse espaço. Servindo de ponto de apoio as visitas guiadas por nossos educadores e introdução a história deste espaço para o público esporádico.

Serviço:

 

De 24/6 a 28/8
Sala de Exposições – Praça das Artes

Concretude Correlata

 

A partir de 24/6
Sala de Exposições – Praça das Artes

Quadra 27 – O Projeto Arquitetônico da Praça das Artes

 

1/7 sex 17h

Marquise Praça das Artes

Improvisações Musicais

Grupo Gestos Sonoros

 

2/7 sáb das 18h às 24h

Espaço de Convivência

Ensaios Perversos

Com Cia Perversos Polimorfos

 

7/7 qui 20h | 8/7 sex 20h | 9/7 sáb 20h | 10/7 dom 19h | 14/7 qui 20h | 15/7 sex 20h | 16/7 sáb 20h | 17/7 dom 19h

Galeria Olido – Sala Paissandu

Balé da Cidade de São Paulo

Dançographismus IV

 

8/7 sex 13h e 15h

Marquise – Praça das Artes

Presença Permeável

Com Camila Valones e Maíra Vaz Valente

 

9/7 sáb das 14h às 17h

Marquise – Praça das Artes

Oficina Colaborativa de Modelo Vivo

Com Lídia Ganhito, Pedro Ogata e Helena Obersteiner

 

9/7 sáb 17h

Sala do Conservatório – Praça das Artes

Palestra – “Ópera Lady Macbeth do Distrito de Mtsenk”

Com o professor, maestro e compositor Paulo Maron

 

15/7 sex 16h e 18h

Marquise – Praça das Artes

Presença Permeável

Com Ellen Gruber e Renan Marcondes

 

20/7 qua 18h

Marquise – Praça das Artes

Festival Internacional de Música Experimental (FIME)

O Brasil não chega às oitavas

Com Henrique Iwao

 

20/7 qua 20h

Espaço de Convivência – Praça das Artes

Festival Internacional de Música Experimental (FIME)

Mandala, com David Somló (Hungria)

DLP_ Sessions, Com Ricardo Schnidrig e Cristina Collazos (Argentina / Colômbia)

 

21/7 qui 15h

Espaço de Convivência

Oficina de Dança – Movimentos Acessíveis

Com Cia de Dança sem fronteiras

 

 

30/7 sáb das 14h às 17h

Marquise – Praça das Artes

Geografias Bordadas: linhas entre literatura e cidade

Com Coletivo Meio Fio