Notícias
13 de abril de 2018

Coral Paulistano homenageia Federico García Lorca em abril

O grupo faz apresentações nos dias 17 e 29, além de uma aparição em 25 de abril nas escadarias do Theatro Municipal com os melhores momentos do concerto

O Coral Paulistano realiza duas apresentações este mês para interpretar obras de diferentes compositores que utilizaram poemas do espanhol Frederico García Lorca em suas peças. Os concertos serão dia 17, às 20h, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, – dia 29, às 16h30, na sala de espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo.

Em 25 de abril, ao meio-dia, o Coral exibe, gratuitamente uma seleção dos melhores trechos do concerto em homenagem ao dramaturgo nas escadarias internas do Theatro Municipal. Esta é uma ótima oportunidade para o público conhecer um dos principais cartões postais do país.

O destaque das obras que serão apresentadas neste concerto fica por conta de Romancero Gitano, Op. 152, de Mario Castelnuovo-Tesdesco, com a participação do violonista Everton Gloeden, músico de grande destaque no cenário brasileiro, vencedor do Grammy 2011 de melhor lançamento discográfico de música clássica do ano, pelo álbum Brazilian Guitar Quartet Plays Villa-Lobos.

Coral Paulistano

Com a proposta de levar a música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo, em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, foi criado o Coral Paulistano. O então diretor do Departamento Municipal de Cultura queria mostrar à elite paulistana a importância do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época e que era até então desconhecida.

Marco da história da música em São Paulo, o grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Ao longo de décadas, o grupo esteve sob a orientação de alguns dos mais destacados músicos do nosso país, como Camargo Guarnieri, Fructuoso Vianna, Miguel Arqueróns, Tullio Colacioppo, Abel Rocha, Zwinglio Faustini, Antão Fernandes, Samuel Kerr, Henrique Gregori, Roberto Casemiro, Mara Campos, Tiago Pinheiro, Bruno Greco Facio e Martinho Lutero Galati.

Após sua missão original se perder em anos de decadência, em 2013 o grupo foi novamente fortalecido e revalorizado, passando a se chamar Coral Paulistano Mário de Andrade. Com uma programação extensa de apresentações de música brasileira erudita em diferentes espaços da cidade, renovou seu fôlego e retomou suas atividades resgatando sua autenticidade.

Atualmente o Coral Paulistano  tem como regente titular a maestrina Naomi Munakata e é um dos grupos que integram a Fundação Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. Maíra Ferreira é a regente assistente do Coral Paulistano.

Serviço

Homenagem a Federico García Lorca

Suíte Lorca | EINOJUHANI RAUTAVAARA

3 canciones de amor | MANUEL OLTRA

Mariposa del aire | MODESTA BÓR

Suite Coral | GISELA GONZALO

Arbolé, Arbolé | MIGUEL LETELIER

Canción Primaveral | NIBALDO ARANEDA

Romancero Gitano | CASTELNUOVO-TEDESCO

Com Coral Paulistano

Naomi Munakata e Maíra Ferreira – regência

Everton Gloeden – violão

SINOPSE Esta apresentação conta com sete obras de diferentes compositores que utilizaram poemas do espanhol Federico García Lorca em suas peças interpretadas pelo Coral Paulistano. Destaque para Romancero Gitano, Op. 152, de Mario Castelnuovo-Tesdesco, com a participação do violonista Everton Gloeden, músico de grande destaque no cenário brasileiro, vencedor do Grammy 2011 de melhor lançamento discográfico de música clássica do ano, pelo álbum Brazilian Guitar Quartet Plays Villa-Lobos.

LOCAL Praça das Artes – Sala do Conservatório

Av. São João, 281 – Centro, São Paulo

DATA Terça-feira, 17/4, 20h.

INGRESSOS R$ 20.

DURAÇÃO  60 min. aprox.

 

Seleção de trechos do concerto em homenagem a Federico García Lorca

Com Coral Paulistano

Naomi Munakata e Maíra Ferreira – regência

Coral à capela

LOCAL Theatro Municipal de São Paulo – Saguão

Praça Ramos de Azevedo, s/nº – São Paulo, SP

DATA Quarta-feira, 25/4, 12h.

INGRESSOS Grátis.

DURAÇÃO 30 min. aprox.

 

Homenagem a Federico García Lorca

Suíte Lorca | EINOJUHANI RAUTAVAARA

3 canciones de amor | MANUEL OLTRA

Mariposa del aire | MODESTA BÓR

Suite Coral | GISELA GONZALO

Arbolé, Arbolé | MIGUEL LETELIER

Canción Primaveral | NIBALDO ARANEDA

El Puñal | AYLTON ESCOBAR

Romancero Gitano | CASTELNUOVO-TEDESCO

Com Coral Paulistano

Naomi Munakata e Maíra Ferreira – regência

Everton Gloeden – violão

SINOPSE: Esta apresentação conta com oito obras de diferentes compositores que utilizaram poemas do espanhol Federico García Lorca em suas peças interpretadas pelo Coral Paulistano. Destaque para Romancero Gitano, Op. 152, de Mario Castelnuovo-Tesdesco, com a participação do violonista Everton Gloeden, músico de grande destaque no cenário brasileiro, vencedor do Grammy 2011 de melhor lançamento discográfico de música clássica do ano, pelo álbum Brazilian Guitar Quartet Plays Villa-Lobos.

LOCAL Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos

Praça Ramos de Azevedo, s/nº – São Paulo, SP

DATA Domingo, 29/4, 16h30.

INGRESSOS R$ 20.

DURAÇÃO 90 min. aprox.

 

Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site www.theatromunicipal.org.br

Horário da Bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 17h

Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.