Notícias
25 de setembro de 2015

COMUNICADO

A Fundação Theatro Municipal de São Paulo comunica alterações na programação do último trimestre de 2015 e em 2016. A apresentação da companhia teatral La Fura Dels Baus, prevista para novembro de 2015, foi remanejada para o próximo ano, e a ópera Così fan Tutte, que encerraria a atual temporada lírica, foi cancelada.

Tal decisão foi tomada em decorrência da retração na captação de recursos privados e do impacto da variação cambial, em um cenário agravado pelas incertezas do atual quadro econômico. Como medida de responsabilidade, a direção da Fundação Theatro Municipal optou por rever o plano de atividades garantindo as conquistas e compromissos institucionais.

A medida visa, acima de tudo, preservar o processo de ‘celetização’ dos artistas, compromisso assumido desde o início da atual gestão, com a contratação dos músicos da Orquestra Sinfônica Municipal, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e equipe técnica do Theatro em 2014; dos coros Lírico e Paulistano até o final de 2015; e do Balé da Cidade em 2016.

Vale destacar que a Fundação Theatro Municipal mantém as estruturas do Theatro Municipal, da Praça das Artes, além das escolas municipais de Música e de Dança com cerca de 2.000 alunos e de seis grupos artísticos estáveis. As atividades dos equipamentos, escolas e grupos estão mantidas.

Em 2016, a temporada será composta pelos títulos líricos Don Carlo, La Bohème e Lady Macbeth de Mtsensk, além da realização de espetáculos da companhia La Fura Dels Baus, concertos, apresentações de música de câmara, música coral e espetáculos de dança, sob responsabilidade dos corpos artísticos mantidos pela Fundação. O programa Municipal na Cidade, com apresentações gratuitas, também será mantido.

No compromisso de garantir a excelência da programação artística mesmo em um contexto de adversidades, e em respeito ao seu público e assinantes, a Fundação Theatro Municipal de São Paulo informa que tomou todas as medidas necessárias para minimizar os transtornos decorrentes de tais mudanças.

A empresa Compre Ingressos, que presta serviços de bilheteria ao Theatro Municipal, está entrando em contato com todos os assinantes e com aqueles que adquiriram tickets avulsos para os referidos espetáculos. Os ingressos para a ópera Così fan Tutte serão ressarcidos pelos mesmos canais de compra. Para La Fura Dels Baus, serão oferecidas duas opções: devolução dos valores ou utilização dos atuais ingressos para as novas datas em 2016, a serem anunciadas em breve. Um canal exclusivo foi criado pela empresa Compre Ingressos para atendimento ao público pelo telefone (11) 2626-0857, todos os dias das 9h às 21h.