Notícias
24 de abril de 2017

Com programação infantil, Municipal apresenta espetáculos didáticos que unem técnica de teatro negro e orquestra

“Sampa Cidade Dadá” e “Pedro e o Lobo” abordam, de forma lúdica, o som dos instrumentos de uma orquestra; apresentações serão realizadas nos dias 30.04 e 01.05

O Theatro Municipal de São Paulo é das crianças. A Cia. Imago, em parceria com a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de Jamil Maluf, apresenta dois grandes espetáculos: “Sampa, Cidade Dadá” e “Pedro e o Lobo”, nos próximos dias 30.04 e 1° de maio, ao meio dia. Com direção de Fernando Anhê, as apresentações utilizarão a técnica do “teatro negro” e fazem parte da série Meu Primeiro Municipal. Os ingressos custam R$ 30 (com direito a meia-entrada).

“Sampa, Cidade Dadá” será apresentado pela primeira vez na capital paulista.  O espetáculo lança um olhar cênico para a peça “Guia Orquestral para a Juventude”, do britânico Benjamin Britten. A obra tem um caráter pedagógico e permite que o público conheça as diferentes famílias de instrumentos. Enquanto a orquestra toca a peça, o músico Luis Fernando Dutra, que será o narrador da obra, apresenta os instrumentos de madeira, metais, cordas e percussão.

Objetos cênicos representam a identidade da Capital Paulista. Cartões postais da cidade de São Paulo, como o Masp, a Oca do Ibirapuera, o Copan e o Memorial da América Latina criam vida seguindo o andamento da música de Britten.

Toda essa atmosfera paulistana será criada por meio da técnica do teatro negro. Com isso, sob um jogo de luz e sombra, mecanismo em que os manipuladores tornam-se invisíveis ao olhar do espectador, os bonecos e os objetos cênicos vão se mover livremente. Prédios, museus, obras de artes e até mesmo animais aparecem/ desaparecem num piscar de olhos.

 

Pedro e o Lobo

Ainda nesse universo lúdico, a OER e a Cia. Imago apresentam a fábula musical “Pedro e o Lobo”, do compositor russo Sergei Prokofiev. Também com narração de Luis Fernando Dutra, a composição conta a história do valente Pedro que para proteger os animais tenta capturar um lobo muito feroz.

Também com o objetivo pedagógico, Prokofiev compôs essa obra para mostrar a sonoridade dos diversos instrumentos. Assim, a flauta representa o passarinho; as cordas, Pedro; o som do clarinete é o gato, e a ferocidade do lobo vem das trompas.

No palco do Municipal, os personagens serão encenados por bonecos por meio da técnica do teatro negro. Além disso, a apresentação com truques musicais e cores exuberantes nos cenários torna ainda mais cativante a música de Prokofiev.

Pedro e o Lobo é a peça infantil de maior sucesso da Cia. Imago e já é apresentada há 13 anos. No entanto, em poucas ocasiões a obra foi encenada acompanhada de uma orquestra.

 

Meu Primeiro Municipal

A série Meu Primeiro Municipal é voltada para o público infanto-juvenil. A programação conta com apresentações de cantores do Opera Studio, que integra a Escola de Música do Theatro Municipal, e dos alunos da Escola de Dança de São Paulo. O programa ainda prevê concertos com a Orquestra Experimental de Repertório – OER.

 

Serviço:

Domingo, 30.04, às 12h

Segunda, 01.05, às 12h

“Sampa, Cidade Dadá”

Orquestra Experimental de Repertório

Cia. Imago

Jamil Maluf, regência

Fernando Anhê, direção

Luis Fernando Dutra, narração

“Pedro e o Lobo”

Orquestra Experimental de Repertório

Cia. Imago

Jamil Maluf, regência

Fernando Anhê, direção

Luis Fernando Dutra, narração

 

“Sampa Cidade Dadá”

Benjamin Britten
Guia Orquestral para a Juventude, Op. 34
Duração: aproximadamente 30 minutos

“Pedro e o Lobo”

Sergei Prokofiev
Pedro e o Lobo, Op. 67
Duração: aproximadamente 30 minutos

 

Ingressos:
R$ 30 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes).
Na bilheteria ou pelo www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo
Capacidade: 1.500 lugares
Duração: aproximadamente 60 min.

 

Theatro Municipal de São Paulo

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República

Telefone: 3053-2090

Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábado, das 10h às 19h e domingo, 10h às 17h. *Nos dias de espetáculo a bilheteria funciona das 9h até o início do evento.