Notícias
04 de julho de 2019

Balé da Cidade de São Paulo apresenta espetáculo em homenagem a Caetano Veloso em festival de dança na Europa

Foto: Rodrigo Fonseca
 Bailarinos se apresentam nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho no Impulstanz, um dos maiores festivais de dança contemporânea do mundo.

O Balé da Cidade de São Paulo viaja em julho para Viena, na Áustria,  para apresentar Um Jeito de Corpo – Balé da Cidade Dança Caetano, sobre o universo poético de Caetano Veloso,   no Impulstanz, um dos maiores festivais de dança contemporânea do mundo. As apresentações acontecem nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho no Burgtheater, teatro nacional austríaco.

O espetáculo estreou no Theatro Municipal de São Paulo em março de 2018. Mais de 11 mil pessoas estiveram presentes nas nove apresentações da temporada de estreia. O espetáculo fez tanto sucesso que retornou em dezembro do ano passado para mais cinco apresentações. A ideia e o conceito geral são assinados por Ismael Ivo que também é cofundador do festival e diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo, a coreografia é da grande bailarina e coreógrafa Morena nascimento. Para este trabalho ela se deixou guiar pela inspiração nas músicas, no gestual do artista brasileiro e no elenco do Balé da Cidade de São Paulo, no qual ficou impressionada pelo vigor e entrega dos bailarinos.

“Buscamos nas músicas de Caetano o que nos afeta e se relaciona com o momento que estamos vivendo. Criamos um grande ritual, incorporando e assimilando a poética de Caetano, transformando-a em nossa fala no corpo, do nosso jeito. As coreografias são o resultado desse exercício de devorar e ser o que se devora” afirma Morena Nascimento.

O diretor artístico do Balé, Ismael Ivo, conclui que “com este espetáculo neste festival internacional, agora um dos mais importantes do mundo, o Balé se apresentará no famoso BurgTheater, o templo da cultura germânica em paralelo a cia de Wuppertal (Pina Bausch) sendo a primeira companhia municipal da América do Sul a ser convidada para se apresentar neste festival. Este espetáculo mostrará a Europa todo o potencial poético e um vocabulário de corpo único que revela o Brasil em sua essência.”

A direção musical é do músico e historiador Cacá Machado, figurinos de Isadora Gallas, cenografia de Marcel Kaskeline, iluminação de Aline Santini, Visagismo de Luiz Parisi, dramaturgia de Vadim Nikitin e consultoria de José Miguel Wisnik.

ImPulsTanz – Festival Internacional de Dança de Viena

Fundado em 1984 por Ismael Ivo e Karl Regensburger, o ImPulsTanz é um dos maiores festivais de dança contemporânea e performance em todo o mundo. Milhares de dançarinos, coreógrafos e artistas de todo o mundo se reúnem em Viena, trabalham juntos e celebram a dança contemporânea. Neste ano, o festival tem início em 11 de julho e segue até o dia 11 de agosto.