Notícias
23 de junho de 2022

Audições para a ópera “L’amour des trois oranges” – Temporada 2022 de Óperas do Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo abre audições para cantores líricos para os papéis de “Le Héraut”, “La Cuisinière”, “Farfarello”, “Linette”, “Le Maître de Cérémonies”, “Nicolette”, “Ninette”, “La Princesse Clarisse”, “Le Roi de Trèfles”, “Sméraldine” e “Trouffaldino” na ópera “L’amour de trois Orange – O amor das três laranjas” de S. Prokofiev, sob direção cênica de Luiz Carlos Vasconcelos.

 

Requisitos para participação

– Ser artista profissional maior de idade (18 anos completos até a data da audição) com experiência comprovada como cantor/a lírico/a.

– Disponibilidade entre 29 de agosto e 08 de outubro de 2022 para ensaios e récitas no Theatro Municipal de São Paulo.

 

Audições em duas fases – confira os detalhes abaixo

1ª fase: análise de currículo e de vídeo de livre escolha.

– O/a candidato/a deverá preencher o formulário de inscrição, disponível na plataforma Google.

– O/a candidato/a poderá, no mesmo formulário, inscrever-se para múltiplos papéis assinalando no campo correspondente os personagens para os quais deseja audicionar, de acordo com sua tessitura e características vocais. 

– O/a candidato/a, mesmo que opte por vários papéis, deverá enviar apenas um vídeo no formulário de inscrição. 

– O vídeo deverá ser enviado como link aberto na plataforma YouTube através do formulário de inscrição. O repertório deverá ser uma ária de livre escolha e deve-se tratar de uma performance ao vivo (cantor/a acompanhado/a de pianista correpetidor, orquestra, dentre outras formações musicais). O vídeo deverá ser recente, sendo a data de gravação do mesmo igual ou inferior a 1 ano. 

– Os/as interessados/as deverão preencher o formulário de inscrição até às 18:00 (horário de Brasília) da data de 15/07/2022. Após esse período, nenhuma inscrição será aceita. 

– Todas as inscrições deverão ser realizadas através do formulário disponibilizado no site. Sob nenhuma hipótese serão aceitas inscrições via e-mail ou através de contato direto com colaboradores do Theatro Municipal de São Paulo.

– Após concluído o preenchimento do formulário, o/a candidato/a, mesmo que opte por mais de um personagem, receberá um único e-mail automático da plataforma Formulários Google indicando que as respostas foram computadas. Este será o comprovante de inscrição.

 

2ª fase: audições presenciais no Theatro Municipal de São Paulo.

– Até a data de 19/07/2022 será publicada no site do Theatro Municipal de São Paulo a lista de candidatos/as aprovados/as para a segunda etapa presencial das audições. O/a candidato/a aprovado/a receberá por e-mail todos os detalhes relativos à sua participação.

 

ACESSE AQUI A LISTA DE CANDIDATOS APROVADOS PARA 2ª FASE DAS AUDIÇÕES

 

– As audições presenciais ocorrerão na data de 23/07/2022, em horário a ser informado, no Theatro Municipal de São Paulo, localizado na Praça Ramos de Azevedo, s/n, República – São Paulo, SP. O Theatro Municipal não se responsabilizará por nenhum gasto que o/a artista venha a ter para realizar as audições presenciais.

– A banca das audições será composta pelos diretores da ópera e equipe do Theatro Municipal.

 

Repertório das audições presenciais: confira abaixo as especificações para cada papel disponível.

Importante:

 

– A obtenção das partituras dos trechos da audição deverá ser de responsabilidade dos/as próprios/as candidatos/as.

 

– A ópera será executada em Francês.

 

– O/a candidato/a deverá estar apto a executar todos os trechos indicados para audição dos papéis escolhidos. Os trechos a serem cantados serão determinados no momento da audição, por indicação da banca avaliadora.

– Durante as audições, os/as candidatos/as serão acompanhados/as por um pianista do Theatro Municipal de São Paulo. No entanto, os/as que assim desejarem, poderão trazer um profissional de sua escolha. Caso optem por trazer um pianista particular, os/as candidatos/as deverão enviar por e-mail o nome completo e RG do pianista.

 

– Para a segunda fase das audições para o papel do “Arauto / Le Héraut” (baixo):  o candidato deverá executar os números de ensaio de 17 a 22.

 

– Para a segunda fase das audições para o papel do “Cozinheiro / La Cuisinière” (baixo): o candidato deverá executar os números de ensaio de 329 a 347.

 

– Para a segunda fase das audições para o papel do “Farfarello” (baixo):  

o candidato deverá executar os números de ensaio de 265 a 281.

 

– Para a segunda fase das audições para o papel de “Linette” (contralto):  

a candidata deverá executar os números de ensaio de 384 a 396.

 

– Para a segunda fase das audições para o papel do “Mestre de Cerimônias / Le Maître de Cérémonies” (tenor): o candidato deverá executar os números de ensaio de 492 a 493, de 496 a 499 e de 525 a 527.

 

– Para a segunda fase das audições para o papel de “Nicolette” (mezzo-soprano): a candidata deverá executar os números de ensaio de 390 a 396.

 

– Para a segunda fase das audições para o papel de “Ninette” (soprano):  

a candidata deverá executar os números de ensaio de 412 a 426, de 431 a 443 e de 448 a 449.

 

– Para a segunda fase das audições para o papel de “Princesa Clarissa / La Princesse Clarisse” (contralto): a candidata deverá executar os números

de ensaio de 89 a 95 e de 111 a 114.

 

– Para a segunda fase das audições para o papel do “Rei de Paus / Le Roi de Trèfles” (baixo):  o candidato deverá executar os números de ensaio de 37 a 68, de 231 a 244, de 462 a 468 e de 503 a 516.

 

– Para a segunda fase das audições para o papel de “Sméraldine” (mezzo-soprano): a candidata deverá executar os números de ensaio de 118 a 122 e de 127 a 135.

 

– Para a segunda fase das audições para o papel do “Trouffaldino” (tenor): o candidato deverá executar os números de ensaio de 139 a 152, de 157 a 162, 187 a 203 e de 358 a 384.

 

Divulgação dos resultados

– O resultado das audições será divulgado no site do Theatro Municipal até o final do mês de julho. Os cantores selecionados também serão comunicados via e-mail e/ou telefone, momento em que receberão todas as informações referentes à cachê e forma de contratação.

Contato

Em caso de dúvidas durante as etapas do processo seletivo, o/a cantor/a poderá entrar em contato com a equipe do Theatro Municipal através do endereço audicoes@theatromunicipal.org.br.