Notícias
28 de fevereiro de 2022

Audições para dois papéis da ópera “Aida” –  Temporada 2022 de Óperas do Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo abre audições para cantores líricos para os papéis de “Faraó” e “Amneris” na ópera “Aida” (estreia em junho de 2022). Poderão se inscrever para as audições artistas profissionais maiores de idade (18 anos completos até a data da audição).

 

Audições em duas fases – confira os detalhes abaixo

1ª fase: análise de currículo e de vídeo de livre escolha.

– O/a candidato/a deverá preencher o formulário de inscrição, disponível na plataforma Google.

– O vídeo deverá ser enviado como link aberto na plataforma YouTube através do formulário de inscrição. O repertório deverá ser uma ária de livre escolha e deve-se tratar de uma performance ao vivo (cantor/a acompanhado/a de pianista correpetidor, orquestra, dentre outras formações musicais). 

– Os/as interessados/as deverão preencher o formulário de inscrição até às 18:00 (horário de Brasília) da data de 13/03/2022. Após esse período, nenhuma inscrição será aceita. 

– Todas as inscrições deverão ser realizadas através do formulário disponibilizado no site. Sob nenhuma hipótese serão aceitas inscrições via e-mail ou através de contato direto com colaboradores do Theatro Municipal de São Paulo.

– Após concluído o preenchimento do formulário, o/a candidato/a receberá um e-mail automático da plataforma Formulários Google indicando que as respostas foram computadas. Este será o comprovante de inscrição.

 

2ª fase: audições presenciais no Theatro Municipal de São Paulo.

– Até a data de 15/03/2022 será publicada no site do Theatro Municipal de São Paulo a lista de candidatos/as aprovados/as para a segunda etapa presencial das audições. O/a candidato/a aprovado/a receberá por e-mail todos os detalhes relativos à sua participação.

– As audições presenciais ocorrerão na data de 17/03/2022, em horário a ser informado, no Theatro Municipal de São Paulo, localizado na Praça Ramos de Azevedo, s/n, República – São Paulo, SP. O Theatro Municipal não se responsabilizará por nenhum gasto que o/a artista venha a ter para realizar as audições presenciais.

– É obrigatório o envio de comprovante de vacinação atualizado por e-mail antes da etapa presencial das audições. Caso não tenha sido vacinado por indicação médica, o candidato deverá encaminhar o documento médico que ateste a condição. Candidatos/as que não realizarem o envio da documentação serão automaticamente desclassificados, uma vez que não é permitida a entrada de pessoas sem comprovante de vacinação nas dependências do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, conforme a Portaria SMC Nº 04, de 12 de janeiro de 2022, a qual determina que qualquer funcionário e/ou visitante terá que apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19 para poder acessar os equipamentos de cultura e unidades da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

– O Theatro Municipal de São Paulo fornecerá testagem rápida para Covid-19 aos/às candidatos/as selecionados para a etapa presencial antes da audição. Os/as candidatos/as deverão respeitar o horário estabelecido para a testagem. Caso não consiga comparecer ao Theatro Municipal no horário marcado para a testagem, o/a candidato/a deverá portar laudo de testagem feita por conta própria para poder se submeter às audições presenciais. Não será permitida a participação de candidatos/as que não tenham resultado negativo de teste para Covid-19 realizados no dia das audições.

– A banca das audições será composta por maestros e equipe do Theatro Municipal.

– No caso de audições para o papel do “Faraó”: o candidato deverá preparar o papel completo do personagem Faraó para as audições presenciais. O trecho da ópera a ser cantado será determinado no momento da audição, por indicação da banca avaliadora. As partituras de tais trechos deverão ser de responsabilidade dos próprios candidatos.

– No caso de audições para o papel de “Amneris”: a candidata deverá executar a ária “Ohimè! morir mi sento” e o dueto “Fu la sorte dell’armi”.

– Durante as audições, os/as candidatos/as serão acompanhados/as por um pianista do Theatro Municipal de São Paulo. No entanto, os/as que assim desejarem, poderão trazer um profissional de sua escolha. Caso optem por trazer um pianista particular, os/as candidatos/as deverão enviar por e-mail o nome completo, RG e comprovante de vacinação do pianista.

 

Divulgação dos resultados

– O resultado das audições será divulgado no site do Theatro Municipal até o final do mês de março. Os cantores selecionados também serão comunicados via e-mail e/ou telefone.

 

Contato

Em caso de dúvidas durante as etapas do processo seletivo, o/a cantor/a poderá entrar em contato com a equipe do Theatro Municipal através do endereço audicoes@theatromunicipal.org.br.