Notícias
29 de julho de 2016

Agosto no Municipal e na Praça das Artes sem gastar nada ou bem pouquinho

Agosto tem concertos, performances, exposições, entre outras atividades gratuitas no Theatro Municipal de São Paulo e na Praça das Artes. Uma boa oportunidade para quem quiser conhecer ou revisitar os espaços e não pagar nada.

Vamos lá:

Música

10 de agosto, às 18h, na Sala do Conservatório, o Quarteto da Cidade faz ensaio aberto e gratuito da “Série Convidados”. O grupo recebe o clarinetista Nailor de Azevedo “Proveta”, o violinista Edson Alves e o também violinista Edmilson Capelupi. Não há distribuição de ingressos, basta chegar na hora marcada, lembrando que a capacidade do espaço é de 200 lugares. O grupo formado por Marcelo Jaffe (viola), Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos) e Robert Suetholz (violoncelo) apresenta o mesmo concerto na quinta-feira (11), sendo que os ingressos custam R$ 25, com direito a meia-entrada.

O Quarteto faz mais um ensaio aberto no dia 24, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, às 18h, com peças de dois dos compositores alemães mais respeitados e influentes: Ludwig V. Beethoven e J. Brahms. A apresentação faz parte da série Olimpíadas, que homenageia os países que fizeram história nos jogos. A apresentação acontece na quinta-feira (25), às 20h. Os ingressos custam R$ 25 com direito a meia-entrada.

Para quem nunca entrou no Theatro Municipal, uma ótima oportunidade de conhecer o prédio histórico é ver os concertos gratuitos que o Coral Paulistano faz nas escadarias internas. Em agosto, a apresentação acontece no dia 24, ao meio-dia. As portas estarão abertas para quem estiver passando pelo centro da cidade. Com regência de Fernando Tomimura, o grupo apresenta “Petite Messe Solennelle”, do compositor italiano Gioachino Rossini. Rossini chegou a criar inúmeras óperas, além de composições de música sacra e de câmara. Dentre os seus trabalhos mais conhecidos está “O Barbeiro de Servilha”.

Dança, Performance e Artes Visuais na Praça

A Companhia Damas em Trânsito e os Bucaneros faz uma performance que aborda os temas independência e sociabilidade. O público fica acomodado numa platéia móvel e poderá assistir de diferentes pontos de vista. As apresentações acontecem nos dias 04, 05, 06 e 09, sempre às 20h (no sábado, dia 6, acontece uma apresentação às 18h também).  Ao todo, 32 lugares estarão disponíveis. Os interessados devem enviar um e-mail para reserva.lugardooutro@gmail.com. As entradas são retiradas até 30 minutos antes do espetáculo.

As apresentações do projeto “Presença Permeável” também continuam em agosto, com novas performances ocupando o Vão Livre da Praça das Artes:

16 a 20/8, 14h: Maurício Ianês – CONTR///ATO
19/8, 15h: Felipe Bittencourt – Caçador de Borboletas
26/8, 14h: Claudia Di – Fantasia de um diálogo
26/8, 15h: Ana Teixeira – Coleta de Espécimes Locais

No dia 11 acontece na Praça a primeira video-dança 360 graus já produzida no Brasil. Matilha registra a performance de 70 bailarinos, acrobatas e parkours utilizando como palco o espaço da Praça das Artes. O vídeo imersivo explora o contraponto entre a rigidez da arquitetura e a fluidez dos corpos que nela se lançam, chocam e repousam. “Ocupação Matilha” é a instalação criada a partir do vídeo “Matilha” expandido em formato de instalação multimídia dentro do Espaço de Convivência da Praça das Artes.Para participar os interessados devem se inscrever pelo e-mail: contato@bijari.com.br.

Para quem ainda não viu, duas exposições gratuitas seguem em cartaz: Concretude Correlata (até 27 de agosto) e Quadra 27 (permanente). Os visitantes podem ver os trabalhos na Praça das Artes, na Sala de Exposições e no Foyer do Espaço, respectivamente. Quadra 27 reúne reproduções de esboços, desenhos de projeto e fotografias que reconstituem parte da história desta construção arquitetônica. Já Concretude Correlata apresenta um recorte de obras da Coleção de Arte da Cidade e toma como ponto de partida os pressupostos do projeto arquitetônico do complexo cultural.

Arquitetura

Os arquitetos responsáveis pela Praça das Artes, Marcos Cartum, arquiteto da Secretaria Municipal de Cultura e Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura, conversam com o público sobre a concepção e construção do espaço que recebeu diversos prêmios, com destaque para: APCA 2012 (categoria “Obra de Arquitetura”), Icon Awards 2013 (categoria “Edifício do ano”), Mies Crown Hall Americas Prize 2014, entre outros. O bate-papo acontece no dia 18 de agosto, a partir das 19h, no Espaço de Convivência com entrada gratuita, sem distribuição de ingressos (a capacidade do espaço é de 200 lugares).