Eventos


05 de maio de 2020

80 anos da Escola de Dança de São Paulo

Há 80 anos, em uma das salas do Theatro Municipal de São Paulo, nascia a nossa escola de dança. Foi inicialmente batizada de Escola Experimental de Dança Clássica, com objetivo de criar um grupo de dança que auxiliasse nas montagens líricas do Theatro na época. A escola cresceu e em pouco tempo mudou-se para os Baixos do Viaduto do Chá, onde permaneceu por algumas décadas, inicialmente oferecendo à comunidade apenas o ensino da Dança Clássica.

Na década de 70, a escola passa por transformações importantes como a alteração de seu nome para Escola Municipal de Bailado, e a introdução da Dança Moderna em seu currículo, sendo esta mudança um marco em sua história, por trazer um pensamento alinhado a outras formas de expressão e proporcionar o diálogo com a cena da dança na época.

Continuando sua trajetória, na década de 80, a escola cria o Corpo de Baile Jovem Municipal e renova suas diretrizes pedagógicas, dando ênfase ao desenvolvimento da conscientização da Dança em seus aspectos físico e intelectual. A partir desse período, foram introduzidas no currículo escolar as disciplinas de Música, História da Arte, Improvisação e Criatividade.

Um processo que culminou com mais uma mudança de nome e de casa, na década de 2010, quando a escola passou a denominar-se Escola de Dança de São Paulo e, grande demais para as galerias dos Baixos do Viaduto do Chá, foi transferida para o prédio da Praça das Artes sob a guarda da recém-criada Fundação Theatro Municipal.

Por aqui passaram muitos alunos, professores, diretores, coordenadores e colaboradores que, em busca de seus sonhos, fizeram suas histórias, construíram suas carreiras e, com o seu legado, ajudaram a Escola a chegar a esta data muito especial.

Para celebrar essa data, a EDASP preparou uma programação especial para o mês de Maio, com aulas abertas aos sábados às 10h e LIVES com grandes nomes da dança que passaram pela Escola às quintas feiras às 15h. Toda a programação acontece pelo Instagram @edaspftm.

Parabéns, Escola de Dança de São Paulo.

Cristiana de Souza – Coordenadora Artística da Escola de Dança de São Paulo