Sistema Integrado das Orquestras de Formação (SIORF)


SISTEMA INTEGRADO DE ORQUESTRAS DE FORMAÇÃO (SIORF)

Desde sua fundação, em 1990, a Orquestra Experimental de Repertório (OER) vem se dedicando à formação de qualificados profissionais de orquestra. Centenas de jovens músicos que passaram pela orquestra ocupam, hoje, importantes postos em orquestras brasileiras e estrangeiras. Formada por 87 Instrumentistas Pré-Profissionais, e 13 Instrumentistas Monitores de Orquestra (chefes de naipe), a OER representa o último estágio a ser vencido pelo jovem músico antes da profissionalização.

A partir de 2017 foi criado, pelo Mto. Jamil Maluf, Regente-Titular da OER, o Sistema Integrado de Orquestras de Formação (SIORF), com o objetivo de estabelecer uma ponte entre as atividades didáticas desenvolvidas pela Orquestra Experimental de Repertório e pela Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, ambas integrantes da Diretoria de Formação, da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Através do SIORF, os integrantes da Sinfônica Jovem passaram a usufruir da assistência técnico-musical dos Monitores da OER, que passaram a dirigir seus ensaios de naipe.

Os objetivos didáticos do SIORF foram também aprimorados pelo maior diálogo que passou a existir entre as Direções Artísticas de ambas as orquestras, em prol de se oferecer uma mais completa formação ao futuro profissional de orquestra brasileiro.