Theatro Municipal
03/11/2024 • 17h
[ Theatro Municipal – Sala de Espetáculos ]
Escrita pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz, em 2017, especialmente para comemorar os 40 anos de carreira do ator Hilton Cobra, com direção de Onisajé (Fernanda Júlia), a peça mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça do escritor Lima Barreto, conduzida por um Congresso de Eugenistas no Brasil, início do século XX. Após a morte de Lima Barreto, os médicos eugenistas determinam a exumação do corpo, a fim de responder à seguinte pergunta: “Como um cérebro, considerado inferior pelos eugenistas da época, poderia ter produzido e publicado obras literárias de qualidade, se a arte nobre e da boa escrita deveria ser um privilégio das raças consideradas superiores?”. A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo e eugenia, a obra não reconhecida e os enfrentamentos políticos e literários de sua época.
Sobre Hilton Cobra e a Cia dos Comuns
Hilton Cobra é um ator baiano, radicado no Rio de Janeiro, onde fundou em 2001 a Cia dos Comuns – coletivo artístico formado por atores e atrizes negras e negros, dedicado à pesquisa teatral negra e ampliação do espaço de atuação de artistas e técnicos negros nas artes cênicas. A companhia tem sido responsável por produções aclamadas que abordam temas cruciais para refletir a contemporaneidade e o racismo. Além das produções teatrais, o grupo também se destaca pela realização de projetos como o Fórum Nacional de Performance Negra e a mostra Olonadé – A Cena Negra Brasileira, reafirmando seu compromisso com a valorização e difusão da cultura negra no Brasil.
Traga-me a Cabeça de Lima Barreto
Hilton Cobra, ator
Luiz Marfuz, texto
Onisajé, direção
Lud Picosque – Corpo Rastreado, produção executiva
Felipe Magalhães, operação de luz
Duda Fonseca, operação de som e vídeo
Duração aproximada 60 minutos
Classificação Não recomendado para menores de 12 anos
Ingresso R$ 10,00 (inteira)
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.
Antes de participar deste espetáculo, conheça os protocolos recomendados e consulte a classificação indicativa disponível no Manual do Espectador (acesse aqui).
Programa sujeito a alteração