Programação, temporada 2024

Teatro no Theatro – O Circo Preto da República Bantu

Theatro Municipal

08/03/2024 • 21h09/03/2024 • 19h10/03/2024 • 19h

[ Theatro Municipal – Cúpula ]

O espetáculo evidencia a violenta e vergonhosa história dos zoológicos humanos, exposições etnológicas que ocorreram na Europa entre 1870 e 1960, nas quais pessoas eram exibidas como animais exóticos. Nesta performance, Albert Ibokwe Khoza, artista da África do Sul, investiga o impacto do olhar imperial e colonial sobre os corpos negros, tanto no passado como no presente. A obra testemunha a dor contínua causada pelo racismo histórico e persistente, ao mesmo tempo em que abre espaço para a cura coletiva e a reivindicação da dignidade.

A apresentação integra a 9ª edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp.

Albert Ibokwe Khoza, autoria, direção e performance
Princess Mhlongo, direção
Miranda Vuyo, gerência de palco
African Entertainers, produção

No dia 10/03, após o evento, convidados de diferentes campos do conhecimento lançam olhares transversais sobre espetáculos da mostra, em diálogo com os artistas e o público. Reflexões sobre o processo de criação e outras temáticas são desenvolvidas a partir da leitura das obras em foco.

Participam da conversa: Saloma Salomão, performer, historiador e pesquisador, Albert Ibokwe Khoza, artista da performance, com mediação de Aline Vila Real, gestora cultural, curadora e diretora artística.

Duração 55 minutos
Classificação indicativa 14 anos (o espetáculo contém nudez frontal total, participação do público, som amplificado e gritos).
Ingressos R$25,00 (meia) R$50,00 (inteira)

Antes de participar deste espetáculo, consulte a classificação indicativa e recomendações disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração