Programação, temporada 2024

Recital Schumann e Villa-Lobos

Praça das Artes

07/07/2022 • 19h

[ Praça das Artes – Sala do Conservatório ]

O duo, formado por um cantor e um pianista de ampla experiência na área e cena musical paulistana, apresenta as obras Dichterliebe – Amores de um poeta – do compositor alemão Robert Schumann, e Serestas do brasileiro Heitor Villa-Lobos. A primeira obra, do Romantismo Alemão do Século XIX, constitui uma das mais renomadas e executadas peças do repertório de música de câmara e de canto e piano, sendo parte essencial do estudo e aprofundamento do contexto pós Revolução Francesa na Europa, quando o homem assume o lugar de preponderância sobre Deus, com a ascensão da Burguesia. Nesta releitura, são inseridas leituras dramáticas das traduções dos textos, permeando a execução das peças e possibilitando uma contextualização e inserção do público no panorama da obra. A segunda obra, uma das mais importantes do compositor brasileiro, é um apanhado de canções resultantes de suas pesquisas étnico-folclóricas, onde são explorados gêneros musicais diversos de diferentes matizes do Brasil, como o aboio do vaqueiro, o lundu, a canção romântica denominada modinha, etc; todos magistralmente arranjados e desenvolvidos pianísticamente por Villa-Lobos, famoso autor das Bachianas Brasileiras. O que dá liga aos dois ciclos de canções, o alemão e o brasileiro, é justamente a canção romântica – que ambos compuseram com maestria – e, ao mesmo tempo, a variada produção nacional de seus respectivos países que souberam condensar em um ciclo coeso, onde aparecem valorizadas as cores folclóricas múltiplas que estão inseridas dentro do contexto nacionalista e de retomada do passado e das melodias populares tradicionais, alemãs e brasileiras.

RECITAL SCHUMANN E VILLA-LOBOS
Pedro Vaccari, tenor
Miguel Laprano, piano

Programa

ROBERT SCHUMANN
Dichterliebe Opus 48 (36´)

(Intervalo)

HEITOR VILLA-LOBOS
Serestas (20´)

* Trabalho selecionado através do Chamamento Artístico Interno do Complexo Theatro Municipal de São Paulo

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

Classificação 14 anos
Duração aproximadamente 80 minutos
Ingressos R$ 20,00 (inteira)

 

Pensando, sempre, na proteção de nosso público, colaboradores e artistas, tendo em vista os cuidados quanto à transmissão da Covid-19, para assistir a este espetáculo é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração.