Eventos


Quarteto da Cidade apresenta “Identidade Brasileira II”

Praça das Artes

14/04/2022 • 19h

[ Praça das Artes – Sala do Conservatório ]

Identidade Brasileira II
Concerto presencial, aberto ao público

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Betina Stegmann e Nelson Rios, violinos

Marcelo Jaffé, viola

Rafael Cesario, violoncelo

 

Programa

ALEXANDRE LEVY (1864 – 1892)

Quarteto

 

GLAUCO VELÁSQUEZ (1884 – 1914)

Quarteto (1910)

 

Dois talentos fulgurantes, duas carreiras curtas. Alexandre Levy nasceu no mesmo ano que Alberto Nepomuceno, escreveu a primeira peça considerada de caráter nacionalista, no Brasil, e é tido como um compositor romântico. Filho de um casal de músicos europeus, donos de uma loja de música, conheceu de Carlos Gomes a Brasílio Itiberê, estudou com o professor de Debussy, Émile Durand, e encantou D. Pedro II. Era o Mozart redivivo, diziam. Faleceu aos 27 anos.

Já Glauco Velásquez nasceu na Ilha de Paquetá, mas cresceu na Itália. A vibrante Nápoles ouviu pela primeira vez a voz do menino cantor de 7 anos. Com 11, voltou ao Brasil, mas só conseguiu ingressar no Instituto Nacional de Música por interferência de Francisco Braga em 1903, aos 19. A essa altura, já compunha na vanguarda dos compositores da sua geração. Sua linguagem assemelhava-se à de D’Indy, Franck, Debussy e até Satie, fugindo do romantismo germânico e incorporando aspectos e técnicas que seriam, no Brasil, considerados modernos. Morreu quando tinha 30 anos de idade.

Se, em São Paulo, Alexandre Levy fundou o Clube Haydn – associação que promovia concertos de música clássica –, no Rio de Janeiro, amigos e admiradores, incluindo Luciano Gallet, criaram a Sociedade Glauco Velásquez, que buscava divulgar a obra de seu patrono.

– Marcelo Jaffé

 

 

Ingressos R$ 30,00
Classificação livre
Duração aproximada 60 minutos

 

Pensando, sempre, na proteção de nosso público, colaboradores e artistas, tendo em vista os cuidados quanto à transmissão da Covid-19, para assistir a este espetáculo é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui), que incluem a apresentação do comprovante de vacinação.

Programa sujeito a alteração.