Praça das Artes
26/11/2024 • 16h e 19h27/11/2024 • 16h e 19h28/11/2024 • 16h e 19h29/11/2024 • 16h e 19h30/11/2024 • 16h e 19h01/12/2024 • 16h
[ Praça das Artes – Sala do Conservatório ]
O festival Ópera na Tela é uma mostra de filmes inéditos que permite ao público brasileiro ter acesso às temporadas recentes das mais prestigiosas casas de ópera da Europa e ficar ligado à atualidade lírica internacional. O festival garante uma excelência artística inigualável, com os melhores cantores, orquestras, maestros e encenadores do mundo.
26/11 terça-feira
16h | Don Quixote, de Jules Massenet – INGRESSO ACESSE AQUI
Duração: 2h05
Apresentada na Ópera de Paris Bastille, em 2024, cantada em francês.
Comédia heróica em cinco atos, apresentada pela primeira vez na Ópera de Monte-Carlo, a 24 de fevereiro de 1910. Libreto original em francês de Henri Cain. Adaptado de Don Quixote, de Miguel de Cervantes, a partir da peça de teatro Le Chevalier de la Longue-Figure de Jacques Le Lorrain.
Obcecado pela busca de um amor ideal e apaixonado por Dulcineia, a quem na verdade jamais encontrou, Don Quixote decide lutar para libertá-la de um suposto encantamento lançado por feiticeiros. Acompanhado por seu fiel escudeiro Sancho Pança, ele se envolve em uma série de aventuras extravagantes.
Patrick Fournillier, maestro
Damiano Michieletto, diretor
Opéra National de Paris, orquestra e coro
Christian van Horn, Don Quixote, baixo
Gaëlle Arquez, Dulcineia, mezzo-soprano
Etienne Dupuis, Sancho Pança, barítono-baixo
19h | Macbeth, de Giuseppe Verdi – INGRESSO ACESSE AQUI
Duração: 2h26
Apresentada no Festival de Salzburgo, em 2023, cantada em italiano.
Ópera em quatro atos, encenada pela primeira vez no Teatro della Pergola, em Florença, a 14 de março de 1847. Libreto original de Francesco Maria Piave e Andrea Maffei.
Inspirada na tragédia de William Shakespeare.
Três feiticeiras anunciam ao general Macbeth que ele está destinado a ser o rei da Escócia. Encorajado por sua mulher, ele mata o rei, assume o trono e, em seguida, movido por sua paranoia, assassina outras pessoas. Tem início uma guerra civil para depor Macbeth, provocando mais mortes.
Philippe Jordan, maestro
Krzysztof Warlikowski, diretor
Filarmônica de Viena, orquestra
Ópera do Estado de Viena dirigido por Jörn Hinnerk Andresen, coro
Asmik Grigorian, Lady Macbeth, soprano
Vladislav Sulimsky, Macbeth, barítono
Tareq Nazmi, Banco, baixo
Jonathan Tetelman, Macduff, tenor
27/11 quarta-feira
16h | Os Pescadores de Pérolas, de Georges Bizet – INGRESSO ACESSE AQUI
Duração: 2h
Apresentado no Théâtre du Capitole de Toulouse, em 2024, cantada em francês.
Ópera em três atos, encenada pela primeira vez no Théâtre Lyrique, em Paris, em 1863. Libreto original de Eugène Cormon e Michel Carré.
Situado na ilha do Ceilão, o libreto conta como o pacto de amizade entre dois homens se vê ameaçado pelo amor de ambos pela mesma mulher, ela própria dividida entre sua atração pelo pescador Nadir e seu voto de castidade como sacerdotisa.
Victorien Vanoosten, maestro
Thomas Lebrun, diretor
Orquestra Nacional do Capitole de Toulouse, orquestra
Coro Nacional do Capitole de Toulouse, coro
Anne-Catherine Gillet, Leila, soprano
Mathias Vidal, Nadir, tenor
Alexandre Duhamel, Zurga, barítono
Jean-Fernand Setti, Nourabad, barítono
19h | La Périchole, de Jacques Offenbach – INGRESSO ACESSE AQUI
Duração: 2h
Apresentada no Théâtre des Champs Elysées, em 2022, cantada em francês. Ópera-bufa em três atos, encenada pela primeira vez a 6 de outubro de 1868 no Théâtre des Variétés, em Paris, numa versão em dois atos, mais tarde adaptada para três atos e quatro quadros a 25 de abril de 1874 ainda no Varietés. Libreto original de Ludovic Halévy e Henri Meilhac. Inspirada na peça de Prosper Mérimée: Le Carosse du Saint- Sacrement. Em Lima, após diversas peripécias, um casal de cantores ambulantes indigentes consegue levar a melhor sobre o vice-rei do Peru, um obstinado falocrata.
Marc Minkowski, maestro
Laurent Pelly, direção e figurinos
Les Musiciens du Louvre, orquestra
Ópera Nacional de Bordeaux, coro
Marina Viotti, La Périchole, mezzo-soprano
Stanislas de Barbeyrac, Piquillo, tenor
Laurent Naouri, Don Andrés de Ribeira, vice-rei do Peru, barítono-baixo
Rodolphe Briand, Conde Miguel de Panatellas, tenor
28/11 quinta-feira
16h | Lakmé, de Léo Delibes – INGRESSO ACESSE AQUI
Duração: 2h15
Apresentada na Ópera Comique de Paris, em 2022, cantada em francês. Ópera em três atos, encenada pela primeira vez a 14 de abril de 1883 na Opéra Comique de Paris. Libreto original de Edmond Gondinet e Philippe Gille. Em uma Índia recentemente colonizada, o amor à primeira vista entre um oficial britânico e a filha de um brâmane desperta tensões entre as duas comunidades.
Raphaël Pichon, maestro
Laurent Pelly, diretor
Pygmalion, coro e orquestra
Sabine Devieilhe, Lakmé, soprano
Frédéric Antoun, Gerald, tenor
Ambroisine Bré, Mallika, mezzo-soprano,
Stéphane Degout, Nilakantha, barítono
Philippe Estèphe, Frederick, barítono
19h | A Andorinha, de Giacomo Puccini – INGRESSO ACESSE AQUI
Duração: 1h56
Apresentada no Teatro Alla Scala de Milão, em 2024, cantada em italiano. Ópera em três atos, apresentada pela primeira vez na Ópera de Monte Carlo a 27 de março de 1917. Libreto original de Giuseppe Adami. Magda de Civry, num impulso frívolo, tenta escapar da sua condição de mulher da alta sociedade e de seu amante e protetor Rambaldo. Ela não hesita em satisfazer seu capricho, mesmo que às custas do jovem Ruggero, a quem ela acaba abandonando.
Riccardo Chailly, maestro
Irina Brook, diretor
Teatro Alla Scala de Milão, coro e orquestra
Mariangela Sicilia, Magda, soprano
Rosalia Cid, Lisette, soprano
Matteo Lipi, Ruggero, tenor
Giovanni Sala, Prunier, tenor
Pietro Spagnoli, Rambaldo, barítono
29/11 sexta-feira
16h | Elektra, de Richard Strauss – INGRESSO ACESSE AQUI
Duração: 1h47
Apresentada em Festspielhaus Baden-Baden no Festival de Páscoa, em 2024, cantada em alemão. Ópera em um ato, apresentada pela primeira vez em 25 de janeiro de 1909 na Königliches Opernhaus, em Dresden (Alemanha). Libreto original de Hugo von Hofmannsthal, inspirado na peça do mesmo nome estreada em 1903. Ao voltar da Guerra de Tróia, Agamênon é assassinado por sua mulher, Clitemnestra, e pelo amante desta, Egisto. Elektra, filha de Clitemnestra e de Agamênon, leva seu jovem irmão para longe, para protegê-lo.
Kirill Petrenko, maestro
Philipp M. Krenn e Philipp Stölzl, diretor
Filarmônica de Berlim, orquestra
Nina Stemme, Elektra, soprano
Michaela Schuster, Clitemnestra, mezzo
Elza van den Heever, Crisotemis, soprano
Johan Reuter, Orestes, barítono-baixo
19h | Turandot, de Giacomo Puccini – INGRESSO ACESSE AQUI
Duração: 2h20
Apresentado no Teatro Alla Scala de Milão, em 2024, cantada em italiano.
Ópera em três atos. Libreto original de Giuseppe Adami e Renato Simoni. A princesa Turandot, por vingança contra estrangeiros por terem matado uma de suas ancestrais, não quer se casar e propõe que aquele que desejar desposá-la deverá responder a três enigmas.
David Livermore, diretor
Michele Gamba, maestro
Orquestra e Coro de Teatro Alla Scala de Milão
Ana Netrebko, Turandot
Raul Gimenez, Emperador Altoum
Vitalij Kowaljow, Timur
Yusif Eyvazov, Calaf
Rosa Feola, Liu
30/11 sábado
16h| La Gioconda, de Amilcare Ponchielli – INGRESSO ACESSE AQUI
Duração: 3h20
Apresentado no Teatro San Carlos de Nápoles, em 2024, cantada em italiano.
Melodrama em quatro atos, baseado na peça Angelo, tirano de Padova de Victor Hugo.
A ação se passa em Veneza no século XVII. Enzo Grimaldi, um nobre banido de Veneza, retorna disfarçado de marinheiro. É amado pela cantora Gioconda, mas ama Laura, esposa do grande vereador Alvise. Barnaba, um espião que deseja Gioconda, mas que ela rejeita, reconhece Enzo e o denuncia ao conselho.
Pinchas Steinberg, maestro
Romain Gilbert, diretor
Christian Lacroix, figurino
Orquestra, coro e ballet do Teatro de San Carlo
Anna Netrebko, La Gioconda
Eve-Maud Hubeaux, Laura
Alexander Köpeczi, Alvise Badoèro
Kseniia Nikolaieva, La Cieca
Jonas Kaufmann, Enzo Grimaldo
Ludovic Tézier, Barnaba
19h | La Bohéme, de Giacomo Puccini – INGRESSO ACESSE AQUI
Duração: 2h
Apresentada na Arena de Verona, em 2024, cantada em italiano.
Ópera em quatro atos. Libreto original de Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, baseado em Scènes de la vie de bohème, de Henri Murger. Estreia no Teatro Regio de Turim em 1896, sob a regência de Arturo Toscanini.
Em Paris, em 1830, o poeta Rodolfo, o pintor Marcello, o filósofo Colline e o músico Schaunard levam uma vida despreocupada, típica de jovens artistas. Na véspera de Natal, Rodolfo conhece sua vizinha, Mimi, e é amor à primeira vista. Contudo, o romance apaixonado entre os dois se choca com a dura realidade, marcada pela pobreza e pela doença.
Daniel Oren, maestro
Alfonso Signorini, diretor
Vittorio Grigolo, Rodolfo, tenor
Juliana Grigoryan, Mimi, soprano
Lucas Micheletti, Marcelo, barítono
Fabio Previati, Schaunard, barítono
Eleonora Bellocci, Musetta, soprano
1/12 domingo
16h | Tosca, de Giacomo Puccini – INGRESSO ACESSE AQUI
Duração: 2h15
Apresentado na Arena de Verona, cantada em italiano.
Ópera em três atos, encenada pela primeira vez no Teatro Constanzi, em Roma, a 14 de janeiro de 1900. Libreto original de Giocosa e Illica, a partir da peça de Victorien Sardou.
Na Roma de 1800, a história trágica e tumultuada da cantora Floria Tosca ao tentar lutar para salvar seu amante, o pintor Cavaradossi, de convicções republicanas, do sádico chefe de polícia Scarpia.
Hugo de Cana, diretor
Francesco Ivan Ciampa, maestro
Orquestra e Coro da Arena de Verona
Sonya Yoncheva, Floria Tosca, soprano
Vittorio Grigolo, Mario Cavaradossi, tenor
Roman Burdenko, Scarpia, barítono
Capacidade 150 lugares
Classificação livre para todos os públicos
Ingressos gratuitos – Distribuição de 50% dos ingressos online 48h antes da sessão (vide os links acima em cada um dos filmes) e 50% distribuição presencial 1h antes da sessão.
Antes de participar deste concerto, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui).
Programa sujeito a alteração