Programação, temporada 2024

Ópera na Tela

Praça das Artes

26/11/2024 • 16h e 19h27/11/2024 • 16h e 19h28/11/2024 • 16h e 19h29/11/2024 • 16h e 19h30/11/2024 • 16h e 19h01/12/2024 • 16h

[ Praça das Artes – Sala do Conservatório ]

O festival Ópera na Tela é uma mostra de filmes inéditos que permite ao público brasileiro ter acesso às temporadas recentes das mais prestigiosas casas de ópera da Europa e ficar ligado à atualidade lírica internacional. O festival garante uma excelência artística inigualável, com os melhores cantores, orquestras, maestros e encenadores do mundo.

26/11 terça-feira

16h | Don Quixote, de Jules Massenet INGRESSO ACESSE AQUI

Duração: 2h05

Apresentada na Ópera de Paris Bastille, em 2024, cantada em francês.
Comédia heróica em cinco atos, apresentada pela primeira vez na Ópera de Monte-Carlo, a 24 de fevereiro de 1910. Libreto original em francês de Henri Cain. Adaptado de Don Quixote, de Miguel de Cervantes, a partir da peça de  teatro Le Chevalier de la Longue-Figure de Jacques Le Lorrain.
Obcecado pela busca de um amor ideal e apaixonado por Dulcineia,  a quem na verdade jamais encontrou, Don Quixote decide lutar para  libertá-la de um suposto encantamento lançado por feiticeiros.  Acompanhado por seu fiel escudeiro Sancho Pança, ele se envolve  em uma série de aventuras extravagantes.

Patrick Fournillier, maestro

Damiano Michieletto, diretor

Opéra National de Paris, orquestra e coro

Christian van Horn, Don Quixote, baixo

Gaëlle Arquez, Dulcineia, mezzo-soprano

Etienne Dupuis, Sancho Pança,  barítono-baixo

 

19h | Macbeth, de Giuseppe Verdi INGRESSO ACESSE AQUI

Duração: 2h26

Apresentada no Festival de Salzburgo, em 2023, cantada em italiano.
Ópera em quatro atos, encenada pela primeira vez no Teatro della  Pergola, em Florença, a 14 de março de 1847. Libreto original de Francesco Maria Piave e Andrea Maffei.
Inspirada na tragédia de William Shakespeare.
Três feiticeiras anunciam ao general Macbeth que ele está destinado a ser o rei da Escócia. Encorajado por sua mulher, ele mata o rei, assume o trono e, em seguida, movido por sua paranoia, assassina outras pessoas. Tem início uma guerra civil para depor Macbeth, provocando  mais mortes.

Philippe Jordan, maestro

Krzysztof Warlikowski, diretor

Filarmônica de Viena, orquestra

Ópera do Estado de Viena dirigido por Jörn Hinnerk Andresen, coro

Asmik Grigorian, Lady Macbeth, soprano

Vladislav Sulimsky, Macbeth, barítono

Tareq Nazmi, Banco, baixo

Jonathan Tetelman, Macduff, tenor

 

27/11 quarta-feira

16h | Os Pescadores de Pérolas, de Georges Bizet – INGRESSO ACESSE AQUI

Duração: 2h

Apresentado no Théâtre du Capitole de Toulouse, em 2024, cantada em francês.
Ópera em três atos, encenada pela primeira vez no Théâtre Lyrique,  em Paris, em 1863. Libreto original de Eugène Cormon e Michel Carré.
Situado na ilha do Ceilão, o libreto conta como o pacto de amizade entre dois homens se vê ameaçado pelo amor de ambos pela mesma mulher, ela própria dividida entre sua atração pelo pescador Nadir e seu voto de castidade como sacerdotisa.

Victorien Vanoosten, maestro

Thomas Lebrun, diretor

Orquestra Nacional do Capitole de Toulouse, orquestra

Coro Nacional do Capitole de Toulouse, coro

Anne-Catherine Gillet, Leila, soprano

Mathias Vidal, Nadir,  tenor

Alexandre Duhamel, Zurga, barítono

Jean-Fernand Setti, Nourabad, barítono

 

19h | La Périchole, de Jacques Offenbach – INGRESSO ACESSE AQUI

Duração: 2h

Apresentada no Théâtre des Champs Elysées, em 2022, cantada em francês. Ópera-bufa em três atos, encenada pela primeira vez a 6 de outubro de  1868 no Théâtre des Variétés, em Paris, numa versão em dois atos,  mais tarde adaptada para três atos e quatro quadros a 25 de abril de  1874 ainda no Varietés. Libreto original de Ludovic Halévy e Henri Meilhac. Inspirada na peça de Prosper Mérimée: Le Carosse du Saint- Sacrement. Em Lima, após diversas peripécias, um casal de cantores ambulantes  indigentes consegue levar a melhor sobre o vice-rei do Peru, um  obstinado falocrata.

Marc Minkowski, maestro

Laurent Pelly, direção e figurinos

Les Musiciens du Louvre, orquestra

Ópera Nacional de Bordeaux, coro

Marina Viotti, La Périchole, mezzo-soprano

Stanislas de Barbeyrac, Piquillo, tenor

Laurent Naouri, Don Andrés de Ribeira, vice-rei do Peru, barítono-baixo

Rodolphe Briand, Conde Miguel de  Panatellas, tenor

 

28/11 quinta-feira

16h | Lakmé, de Léo Delibes – INGRESSO ACESSE AQUI

Duração: 2h15

Apresentada na Ópera Comique de Paris, em 2022, cantada em francês. Ópera em três atos, encenada pela primeira vez a 14 de abril de  1883 na Opéra Comique de Paris. Libreto original de Edmond Gondinet e Philippe Gille. Em uma Índia recentemente colonizada, o amor à primeira vista entre um oficial britânico e a filha de um brâmane desperta tensões entre as duas comunidades.

Raphaël Pichon, maestro

Laurent Pelly, diretor

Pygmalion, coro e orquestra

Sabine Devieilhe, Lakmé, soprano

Frédéric Antoun, Gerald, tenor

Ambroisine Bré, Mallika, mezzo-soprano,

Stéphane Degout, Nilakantha, barítono

Philippe Estèphe, Frederick, barítono

 

19h | A Andorinha, de Giacomo Puccini – INGRESSO ACESSE AQUI

Duração: 1h56

Apresentada no Teatro Alla Scala de Milão, em 2024, cantada em italiano. Ópera em três atos, apresentada pela primeira vez na Ópera de Monte Carlo a 27 de março de 1917. Libreto original de Giuseppe Adami. Magda de Civry, num impulso frívolo, tenta escapar da sua condição de mulher da alta sociedade e de seu amante e protetor Rambaldo. Ela não hesita em satisfazer seu capricho, mesmo que às custas do jovem Ruggero, a quem ela acaba abandonando.

Riccardo Chailly, maestro

Irina Brook, diretor

Teatro Alla Scala de Milão, coro e orquestra

Mariangela Sicilia, Magda, soprano

Rosalia Cid, Lisette, soprano

Matteo Lipi, Ruggero, tenor

Giovanni Sala, Prunier, tenor

Pietro Spagnoli, Rambaldo, barítono

 

29/11 sexta-feira

16h | Elektra, de Richard Strauss – INGRESSO ACESSE AQUI

Duração: 1h47

Apresentada em Festspielhaus Baden-Baden no Festival de Páscoa, em 2024, cantada em alemão. Ópera em um ato, apresentada pela primeira vez em 25 de janeiro  de 1909 na Königliches Opernhaus, em Dresden (Alemanha). Libreto original de Hugo von Hofmannsthal, inspirado na peça do mesmo nome estreada em 1903. Ao voltar da Guerra de Tróia, Agamênon é assassinado por sua  mulher, Clitemnestra, e pelo amante desta, Egisto. Elektra, filha de  Clitemnestra e de Agamênon, leva seu jovem irmão para longe, para  protegê-lo.

Kirill Petrenko, maestro

Philipp M. Krenn e Philipp Stölzl, diretor

Filarmônica de Berlim, orquestra

Nina Stemme, Elektra, soprano

Michaela Schuster, Clitemnestra, mezzo

Elza van den Heever, Crisotemis, soprano

Johan Reuter, Orestes, barítono-baixo

 

19h | Turandot, de Giacomo Puccini – INGRESSO ACESSE AQUI

Duração: 2h20

Apresentado no Teatro Alla Scala de Milão, em 2024, cantada em italiano.

Ópera em três atos. Libreto original de Giuseppe Adami e Renato Simoni. A princesa Turandot, por vingança contra estrangeiros por terem  matado uma de suas ancestrais, não quer se casar e propõe que aquele que desejar desposá-la deverá responder a três enigmas.

David Livermore, diretor

Michele Gamba, maestro

Orquestra e Coro de Teatro Alla Scala de Milão

Ana Netrebko, Turandot

Raul Gimenez, Emperador Altoum

Vitalij Kowaljow, Timur

Yusif Eyvazov, Calaf

Rosa Feola, Liu

 

30/11 sábado

16h| La Gioconda, de Amilcare Ponchielli – INGRESSO ACESSE AQUI

Duração: 3h20

Apresentado no Teatro San Carlos de Nápoles, em 2024, cantada em italiano.
Melodrama em quatro atos, baseado na peça Angelo, tirano de Padova de Victor Hugo.
A ação se passa em  Veneza no século XVII. Enzo Grimaldi, um  nobre banido de Veneza, retorna disfarçado de marinheiro. É amado pela cantora Gioconda, mas ama Laura, esposa do grande vereador  Alvise. Barnaba, um espião que deseja Gioconda, mas que ela  rejeita, reconhece Enzo e o denuncia ao conselho.

Pinchas Steinberg, maestro

Romain Gilbert, diretor

Christian Lacroix, figurino

Orquestra, coro e ballet do Teatro de San Carlo

Anna Netrebko, La Gioconda

Eve-Maud Hubeaux, Laura

Alexander Köpeczi, Alvise Badoèro

Kseniia Nikolaieva, La Cieca

Jonas Kaufmann, Enzo Grimaldo

Ludovic Tézier, Barnaba

 

19h | La Bohéme, de Giacomo Puccini – INGRESSO ACESSE AQUI

Duração: 2h

Apresentada na Arena de Verona, em 2024, cantada em italiano.
Ópera em quatro atos. Libreto original de Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, baseado em Scènes de la vie  de bohème, de Henri Murger. Estreia no Teatro Regio de Turim em 1896, sob a regência de Arturo  Toscanini.
Em Paris, em 1830, o poeta Rodolfo, o pintor Marcello, o filósofo  Colline e o músico Schaunard levam uma vida despreocupada, típica de jovens artistas. Na véspera de Natal, Rodolfo conhece  sua vizinha, Mimi, e é amor à primeira vista. Contudo, o romance apaixonado entre os dois se choca com a dura realidade, marcada pela pobreza e pela doença.

Daniel Oren, maestro

Alfonso Signorini, diretor

Vittorio Grigolo, Rodolfo, tenor

Juliana Grigoryan, Mimi,  soprano

Lucas Micheletti, Marcelo, barítono

Fabio Previati, Schaunard, barítono

Eleonora Bellocci, Musetta, soprano

 

1/12 domingo

16h | Tosca, de Giacomo Puccini – INGRESSO ACESSE AQUI

Duração: 2h15

Apresentado na Arena de Verona, cantada em italiano.
Ópera em três atos, encenada pela primeira vez no Teatro Constanzi, em Roma, a 14 de janeiro de 1900. Libreto original de Giocosa e Illica, a partir da peça de Victorien Sardou.
Na Roma de 1800, a história trágica e tumultuada da cantora Floria Tosca ao tentar lutar para salvar seu amante, o pintor Cavaradossi, de convicções republicanas, do sádico chefe de polícia Scarpia.

Hugo de Cana, diretor

Francesco Ivan Ciampa, maestro

Orquestra e Coro da Arena de Verona

Sonya Yoncheva, Floria Tosca, soprano

Vittorio Grigolo, Mario Cavaradossi, tenor

Roman Burdenko, Scarpia, barítono

 

Capacidade 150 lugares
Classificação livre para todos os públicos
Ingressos gratuitos – Distribuição de 50% dos ingressos online 48h antes da sessão (vide os links acima em cada um dos filmes) e 50% distribuição presencial 1h antes da sessão.

Antes de participar deste concerto, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração