Programação, temporada 2024

Municipal Circula apresenta Aloysio Letra e Balé da Cidade

Outros

13/05/2023 • 11h

[ EVENTO EXTERNO – Local: CEU Inácio Monteiro. Endereço: R. Barão Barroso do Amazonas, s/n. Guaianases, São Paulo/SP ]

O Theatro Municipal de São Paulo, com o compromisso de ampliar e promover o acesso à sua programação, realiza o Municipal Circula em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo. A agenda conta com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coro Lírico Municipal, Coral Paulistano, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e convidados especiais, além de exibições do filme Pedro e o Lobo.
Nesta edição, que acontece no CEU Inácio Monteiro, o Municipal Circula apresenta na abertura o cantor e compositor Aloysio Letra, seguida das coreografias Owa, com Luiz Crepaldi, e Muyrakytã, com Balé da Cidade.

ABERTURA: ALOYSIO LETRA
BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO

Sobre Aloysio Letra
Cantor e compositor da periferia da zona leste de São Paulo, Aloysio Letra compõe canções singulares e interpretações sensíveis das ancestralidades afro-brasileiras e afro-indígenas. Suas canções misturam instrumentação da música popular, percussões e instrumentos tradicionais de orquestra de câmara. Atualmente, o artista circula em pré-lançamento do primeiro EP Depois. Especialmente para esta edição do Municipal Circula, Aloysio Letra apresenta uma versão pocket do show Instantes.

Ficha técnica da abertura
Aloysio Letra, voz e violão
Laura Santos, clarinete
Lua Bernardo, contra-baixo e flauta
Natália Lima, percussão

OWA (13’)
Owa é um caminho de volta. Uma busca de algo que foi esquecido. Convocatória dos sentidos ancestrais em busca de evolução.

Estreado na Cúpula do Theatro Municipal de São Paulo em 10 de dezembro de 2022.

Luiz Crepaldi, concepção, coreografia, figurino e desenho de luz
Cocorosie, Voluspà, Gói e Dead Can Dance, trilha sonora
Luiz Crepaldi, intérprete

Intervalo Técnico (10’)

MUYRAKYTÃ (30’)
Corpos desejados como um talismã. Sedução. Ginga. Corpos paridos na respiração da cuíca, no grito agudo da corda que puxa um e que chama outra. Palavras que (im)põem ritmo, movimentam pensamentos e corpos. Corpos de sempre renovados, com outras existências compartilhando a cena. Esparramados ocupam. São da casa. São das ruas. Parecem outros. Renascem ao som de batuques. Movem-se. Movem. Suas vidas “por um fio” se enlaçam no cordão de palavras entoado por uma mais velha. A rima da infância comove; move: “Como poderei viver? Como poderei viver?” Os corpos se recusam a tombar. Arrastam-se. Envolvem.

Curam-se. Resistem. Num balé solitário ensaiam a marcha coletiva. Olhares em chamas ardem ao som da pergunta agônica: “Como poderei viver? Como poderei viver?”. O coreógrafo Allan Falieri, bailarinos e equipe do Balé da Cidade de São Paulo se lançam na busca por respostas. E com crítica, liberdade, saltos, saudações, vibrações, música e poesia. Experimentam. Dançam. E dançam muito.

Bel Santos-Mayer

Estreado no Theatro Municipal de São Paulo em 16 de fevereiro de 2022

Allan Falieri, concepção e coreografia
Beto Villares e Mbé, música original
Beto Villares e Allan Falieri, direção musical
Dona Odete, participação especial
Fabiana Nunes, dramaturgia
Alexandra dos Anjos, figurino
Ryane Leão, poesia

Paulinho Bicolor e Érico Theobaldo, colaboradores
André Boll, desenho de luz
Preta Kiran e Irupé Sarmiento, preparação de elenco
Carolina Franco e Roberta Botta, ensaiadoras

Elenco: Ariany Dâmaso, Carolina Martinelli, Erika Ishimaru, Fabiana Ikehara, Fabio Pinheiro, Grecia Catarina, Harry Gavlar, Jessica Fadul, Leonardo Muniz, Leonardo Silveira, Luiz Oliveira, Marcel Anselmé, Márcio Filho, Marisa Bucoff, Renata Bardazzi, Victor Hugo Vila Nova.

Duração total 90 minutos com intervalo
Classificação livre para todos os públicos
Entrada livre e gratuita

Programação sujeita a alterações.

Patrocínio

Logomarca Nubank