Programação, temporada 2024

Municipal Circula – Coro Lírico Municipal e Pastoras do Rosário no CEU Vila Curuçá

Outros

25/05/2024 • 11h

[ EVENTO EXTERNO – Local: CEU Vila Curuçá. Endereço: Av. Marechal Tito, 3.452. Vila Curuçá, São Paulo/SP ]

O Theatro Municipal de São Paulo, com o compromisso de ampliar e promover o acesso à sua programação, realiza o Municipal Circula em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo.

Abertura: Pastoras do Rosário
Na astronomia, nebulosas são “berços de estrelas”, grandes nuvens formadas por gases e poeiras. Elas dançam no tempo e no espaço, conectando passado, presente e futuro; assim como Carla Lopes, Dona Margarida, Lara de Jesus, Sol Majestade, Marlei Madalena, Rainha Neuza, Sandrinha do Rosário e Wilma Ayó, as Pastoras do Rosário, apresentam este show sobre seu primeiro álbum, lançado pelo Selo Sesc, Da Nebulosa ao Brilho, uma apresentação sensível, vibrante e envolvente que propõe uma junção da música caipira com o samba de roda, umbigadas e as canções que acompanham os festejos profanos e religiosos afro-indígenas dos interiores do Brasil.
Transcendendo suas paredes, o grupo se inspirou na tradição das pastoras do samba e agregou a essas rodas a influência de congadas e moçambiques – primeiro com participações especiais, como as feitas com Alessandra Leão, Emicida, Mateus Aleluia; e agora com o seu disco autoral.
Seu primeiro álbum tem direção geral e artística de Renato Gama e conta com um repertório musical desenvolvido especialmente para elas, com 13 composições inéditas
e uma releitura de Carolina Maria de Jesus, além de participações especiais de Luedji Luna, Lia de Itamaracá, Fabiana Cozza, Izzy Gordon, Carlos Casemiro, Sérgio Pererê, Tita Reis e Jongo dos Guainás.
O grupo foi formado em 2017 na Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, na zona leste de São Paulo, construída pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, descendentes africanos mantidos em regime de escravidão no século XVIII. O espaço, tombado pelo CONDEPHAAT desde 1982, é um patrimônio da luta das culturas populares afro-brasileiras e segue sendo foco de resistência.

 

CORO LÍRICO MUNICIPAL
Érica Hindrikson, regência

Programa a ser anunciado

Duração aproximada 80 minutos
Classificação livre para todos os públicos
Entrada livre e gratuita

Programação sujeita a alterações.

Patrocínio

Logomarca Nubank