Programação, temporada 2024

Municipal Circula | Balé da Cidade e Radio Diaspora no CEU Alvarenga

Outros

09/11/2024 • 11h

[ EVENTO EXTERNO – Local: CEU Alvarenga. Endereço: Estrada do Alvarenga, 3752. Balneário São Francisco, São Paulo/SP ]

O Theatro Municipal de São Paulo, com o compromisso de ampliar e promover o acesso à sua programação, realiza o Municipal Circula em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo. A agenda conta com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coro Lírico Municipal, Coral Paulistano, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e convidados especiais, além de exibições do filme Pedro e o Lobo.

ABERTURA: Radio Diaspora

Sobre Radio Diaspora

Na contracorrente do monopólio da representação branca na música, o Duo Radio Diaspora traduz a diáspora africana por meio de experimentalismos do Free Jazz e da Improvisação Livre. Os músicos que compõem o duo, Rômulo Alexis (Trompete, Flautas e Voz) e Wagner Ramos (Bateria e Eletrônicos), reverberam os signos da negritude por meio de zonas de intensidade sonora, conferindo novos significados à experiência musical afro-descendente.
Em suas intervenções musicais, a Radio Diaspora trabalha o conceito de identidade cultural, que é flexível e dinâmico e envolve consciência de raça e sentido de pertencimento. Essa provocação é gerada por meio do resgate de toda a ancestralidade africana trazida pela diáspora e seus códigos sonoros, vocais, poli rítmicos, polifônicos. Toda essa herança ancestral que se espalhou pelo mundo após expropriações, genocídios, escravagismo.
O duo transita na polifonia sonora da herança cultural negra, sampleando e amplificando referências que se tornam disparadores de abordagens energéticas da negritude. Rejeitando a submissão às tradições e a cultura como adestramento, a Radio Diaspora utiliza a arte como força instintiva. A música é a arma. Núcleo pesado de representações e sentidos, que tem como objetivo exorcizar por meio do ruído e do estranhamento toda violência secular contra a raça negra.

Wagner Ramos, bateria, módulo de percussão eletrônica, bases, MPC e eletrônicos
Wagner Ramos desenvolveu-se na relação profunda com a música negra em todas as suas formas (Rap, Jazz, Soul, Samba). Começou em bares e casas noturnas, depois fez parte do Grupo de Repertório do Sesc Vila Mariana, enveredou pelo Rap nacional com os rappers “Jamal e a Máfia do Cabelo Duro”, “Bá Kimbuta e Banda Makomba”, também tocou com a cantora “Yzalu”, entre outros. 

Rômulo Alexis, trompete, voz, flautas, instrumentos de sopro construídos, bases e eletrônicos
Artista multimídia, músico improvisador e pesquisador de processos criativos Rômulo Alexis enveredou pela música de invenção em profunda relação com o Free Jazz na banda JazSmetak. Fez parte das bandas DodecaFunk, Experimento Prosótypo e Mnemosyne 5. É um dos fundadores do Circuito de Improvisação Livre de São Paulo. Realiza trilhas sonoras para dança, cinema e performance, atuando também como produtor cultural.

 

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO
Alejandro Ahmed, direção artística

VARIAÇÃO (45’)

Davi Pontes, coreografia e concepção

Podeserdesligado, trilha sonora

Variação é uma peça que explora as capacidades radicais da ação de fazer uma pose. A obra conta com 34 bailarinos que se revezam em uma plataforma, executando imagens de seus arquivos pessoais que se repetem e se combinam para desafiar formas de viajar no tempo sem depender da linearidade, resultando numa coreografia que ameaça leituras hegemônicas sobre a história. 

Davi Pontes

Sobre Davi Pontes
Artista, coreógrafo e pesquisador. Graduou-se em artes pela Universidade Federal Fluminense e é mestre em artes pela mesma instituição. Foi premiado no ImPulsTanz – Young Choreographers’ Award 2022 e no Artlink Award – 100 Artists from around the World, em 2022. Foi um dos artistas convidados da 35ª Bienal de São Paulo.

 

Duração total aproximada 80 minutos
Classificação livre para todos os públicos
Entrada livre e gratuita

Programação sujeita a alterações.

Patrocínio

Logomarca Nubank